Calcular IMC

links patrocinados

Calcular IMC

Calcular IMC

Uma das formas para saber se está com o peso ideal é através do calculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), que é baseado em um cálculo simples e que leva em consideração o peso e a altura do indivíduo. Através desse cálculo, o sujeito pode comparar o resultado com uma tabela de valores que vai indicar se está acima ou abaixo do peso.

Cálculo

O cálculo do IMC foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é a maneira mais rápida e eficaz de se saber se está acima do peso ou não, utilizando para isso um cálculo simples: basta dividir o peso pela altura ao quadrado. Por exemplo, quem tem 1,70 m de altura e pesa 60 kg, vai dividir 60 por 2.89 (resultado da altura elevada ao quadrado) sendo que o resultado final é de 20.76.

Além do IMC, a circunferência da cintura também é um referencial para saber se as medidas estão de acordo e condizem com valores considerados saudáveis. Se o valor da medida da cintura for maior que 90 centímetros é um sinal de que há grande quantidade de tecido adiposo, o que representa um risco a mais para a saúde do indivíduo.

Tabela

Depois de realizar o cálculo e chegar a um valor final, basta seguir a tabela estabelecida pela OMS, com os valores que determinam qual a situação em que o indivíduo está enquadrado em relação ao seu peso. O valor considerado o normal e ideal é entre 18.5 e 24.9. Já os valores abaixo de 18.4 são considerados peso abaixo do normal e as pessoas que estão com valores que se enquadram nesse quesito devem ter uma atenção especial buscando melhorar esse índice.

Outros índices que merecem atenção são aqueles que indicam sobrepeso e obesidade, sendo que o primeiro é considerado os valores entre 25.0 e 29.9. A obesidade é dividida em três graus sendo o Grau I os valores entre 30.0 e 34.9, Grau II valores de 35.0 a 39.9, e Grau III, que é um dos mais preocupantes, são os valores de IMC acima de 40.

Como reverter

Após calcular o IMC – caso o resultado não esteja no valor considerado normal, algumas medidas devem ser tomadas, mas é importante ressaltar que o índice não leva em consideração outros fatores que também influenciam para o aumento ou diminuição de peso, como sexo, idade, ou o condicionamento físico do indivíduo. Muitos casos, com peso muito abaixo do ideal ou em grau de obesidade muito elevado necessitam de acompanhamento médico, de nutricionista, sendo necessário muitas vezes realizar uma intervenção cirúrgica como nos casos de obesidade mórbida.

Obesidade Grau III

Um dos grandes problemas da Obesidade em Grau III são os problemas de saúde que a doença acarreta, além de problemas psicológicos decorrentes da imagem que o obeso faz dele mesmo.

Na maioria dos casos de obesidade em grau elevado somente a cirurgia pode ajudar a rever ter o grau de obesidade, mas a ela só pode ser indicada por um médico especialista. Vale ressaltar que os casos de obesidade devem sempre ser acompanhados por um profissional, que indica quais são os melhores tratamentos para que o paciente volte a alcançar seu peso ideal.

Fotos

Confira Fotos de Calcular IMC:

Calcular IMCCalcular IMC
O cálculo serve para medir a quantidade de gordura no corpoO cálculo serve para medir a quantidade de gordura no corpo
A fórmula é dividir o peso pela altura ao quadradoA fórmula é dividir o peso pela altura ao quadrado

Pesquisar
Artigos Relacionados