Bursite – causas e tratamento da bursite

Bursite - causas e tratamento da bursite

Bursite – causas e tratamento da bursite

A bursite é uma doença que atinge a pele das articulações, mais precisamente a bolsa sinovial, que é um revestimento membranoso. Dentro dessas bolsas estão líquidos que interagem com as articulações evitando o atrito entre elas. Essas bolsas também servem para proteger proeminências ósseas. O diagnóstico pode ser feito com facilidade, mas a ida ao médico é imprescindível, já que a bursite pode ser facilmente confundida pelo paciente com artrite, já que causa dores nas articulações.

As causas da bursite são diversas. Ela pode ser ocasionada por algum golpe forte ou traumatismo na região da bolsa sinovial, por exemplo. Como se trata de um revestimento mais frágil que a pele do resto do corpo, é mais sensível a danos. Infecções também podem dar origem à bursite, caso o paciente já tenha algum ferimento na região da articulação onde viria a surgir a doença. Lesões podem ser causadas também por movimentos repetitivos da articulação. Por fim, a artrite causa a inflamação das articulações e, consequentemente, pode danificar a bolsa sinovial.

Causas da Bursite

O tratamento é feito sob orientação médica. A forma mais comum de combater a bursite é por meio de anti-inflamatórios, corticoide e evitar movimentos na articulação afetada. Em casos mais graves de bursite a intervenção cirúrgica é recomendada, mas empregada de forma simples e direta. O maior vilão no caso da bursite é a apatia: a doença deve ser diagnosticada logo.

Diagnóstico precoce

É preciso atenção: em um primeiro momento, o paciente terá a sensação de ter algum problema nas articulações, e não na bolsa sinovial. Nesses casos, poderá até ser feito um diagnóstico precipitado e errado de artrite ou algum outro problema ósseo. Não é o caso: a bursite é facilmente detectável pelo profissional médico, então no caso de qualquer suspeita, dirija-se ao posto médico imediatamente. Medicar-se sem orientação médica é irresponsável e pode ter consequências fatais, independentemente se o doente for uma criança ou um adulto.

Avisos

Tratamento da Bursite

Assim como em qualquer contexto médico, não se automedique. Apenas o médico tem o conhecimento necessário para tratar doenças, e um incômodo que possa parecer inofensivo pode ser grave. Uma visita ao médico para tirar esta dúvida é mais do que recomendada. No caso da bursite, o acompanhamento do médico é obrigatório; não só porque se trata de uma doença com quadros de evolução claros como também intervenção cirúrgica deve ser feita em estágios mais avançados.

Pós-tratamento

O mais importante de todo o tratamento é deixar a área afetada descansar, evitar qualquer esforço com a articulação afetada pela bursite.

Cuidados com a Bursite

É recomendável a aplicação de gelo no local para aliviar ainda mais a tensão. Após o término do tratamento, o paciente deve reavaliar o tipo de atividade que o levou a desenvolver a bursite: se os movimentos em repetição fazem parte de seu trabalho, vale a pena procurar outras formas de fazê-lo. Uma alternativa é o fortalecimento muscular por meio de exercícios físicos como a musculação. Também é recomendável a pacientes de bursite a orientação de um profissional da área de fisioterapia.

O que e a Bursite Pomadas para Bursite

GD Star Rating
loading...
Bursite - causas e tratamento da bursite, Nota: 4.5 de 5 com 46 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


2 comentários em "Bursite – causas e tratamento da bursite"

  1. Mauri Silva Sérgio 20/05/2009 às 23:33

    Tenho sofrido com este proplema á alguns anos,geralmente em épocas frias.Como posso saber se é realmente bursite.

  2. PEDRO LUIZ 19/02/2009 às 12:26

    estou com uma dor muito forte no ombro direito, tenho problemas de gota. Ambas estao relacinadas? Como devo proceder para a cura das mesmas.
    obrigado