Boca Seca: O que é, Como Identificar e Tratamentos

links patrocinados

Boca Seca: O que é, Como Identificar e Tratamentos

A xerostomia, também conhecido como boca seca, nada mais é do que quando a sua boca não produz a quantidade de saliva suficiente para que ela se mantenha úmida. Qualquer indivíduo pode ter esse problema, seja uma vez ou outra ou ainda frequentemente. Vale ressaltar que na maioria das vezes, esse problema acontece quando estamos tristes, apreensivos ou sob estresse. Se você costuma ter esse problema na maior parte do tempo, vale ficar atento, isso pode indicar a existência de uma doença mais grave. Além de ajudar a boca a ficar úmida, a saliva ainda protege os dente das cáries, ajuda a digerir o alimento, preveni infecções e ainda ajuda na mastigação e na deglutição dos alimentos.

O que causa a boca seca?

Boca Seca: O que é, Como Identificar e Tratamentos Boca Seca

Há vários motivos que podem fazer com que as glândulas salivares não funcionem corretamente. Uma das causas está diretamente ligada aos possíveis efeitos colaterais que alguns medicamentos podem causar, como os analgésicos, os remédios para pressão alta, os anti-histamínicos, os diuréticos, os remédios para depressão e os descongestionantes. Outra causa da boca seca são as doenças que afetam as glândulas salivares, como o mal de Parkinson, diabetes, HIV/AIDS, doença de Hodgkins e a síndrome de Sjogren. A Radioterapia, realizada para o tratamento do câncer também pode acabar causando a boca seca, porque as glândulas salivares correm o risco de ficarem expostas à radiação. Já os tratamentos usados na quimioterapia podem acabar tornando a saliva mais viscose ou espessa, causando assim a sensação de boca seca. As mudanças hormonais que ocorrem durante a menopausa também podem causar a boca seca.

Boca Seca: O que é

Como identificar o problema?

É normal termos boca seca em situações de estresse extremo. Mas, vale ficar atento quando esse problema começa a ser persistente. Entre os sintomas mais comuns do problema estão a sensação de secura na garganta, a dificuldade de deglutir, a sensação de secura e de pegajosidade na boca, a sensação de queimação na língua, o frequente mau hálito, lábios rachados, feridas na boca, dificuldade de mastigar e falar e paladar reduzido ou gosto metálico na boca.

Boca Seca: O que é, Como Identificar

Tratamentos

Para saber qual é a gravidade do seu problema, vale procurar a ajuda de um especialista. Se o problema é frequente, ele deverá ser tratado com a administração de medicações, como o uso de hidratantes bucais. A boca seca também pode ser tratada com a adoção de hábitos simples, como evitar bebidas que possuam cafeína, como os chás, refrigerantes e o café. Outra dica para tratar a boca seca é beber com frequência bebidas sem açúcar e água principalmente. Outra forma de trata a boca seca é chupar balas duras sem açúcar ou mascar gomas, também sem açúcar.

Boca Seca:  Tratamentos

Saiba mais

Este hábito irá estimular o fluxo de salivo, mas é claro, se as glândulas salivares estiverem funcionando corretamente. Outra dica para tratar a boca seca é evitar a ingestão e o consumo de álcool e de tabaco e utilizar um hidratante bucal durante a noite. Vale ressaltar que alimentos salgados ou condimentados podem causar dor em indivíduos que sofram com o problema.

Pesquisar
Artigos Relacionados