Betacaroteno: importância para a saúde e alimentos

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Betacaroteno: importância para a saúde e alimentos

Betacaroteno é uma substância antioxidante, de pigmentação vermelho-escura, presente em alguns alimentos naturais. Foi descoberta por volta do ano de 1831 pelo médico Wackenrolder, na Alemanha. Sua presença no organismo ajuda na produção de vitamina A, essencial para manter a saúde da pele e a imunidade de nosso corpo.

O Betacaroteno possui inúmeras vantagens para os seres humanos, chegando até a inibir certas alterações nas células da pele, prevenindo o câncer deste órgão.

Importância para a saúde

A importância do betacaroteno na saúde humana está diretamente relacionada vitamina A.

Betacaroteno: importância para a saúde e alimentos Conheça Betacaroteno: importância para a saúde e alimentos

Isso significa que quanto mais betacaroteno for ingerido, maior será a quantidade de vitamina A presente no organismo. Os benefícios da vitamina A estão relacionados a produção de melanina pela pele, auxiliando no bronzeamento natural, no rejuvenescimento e em maior elasticidade da mesma.

Além disso, a síntese de betacaroteno pelo organismo ajuda a manter o brilho dos cabelos, melhora a visão noturna, fortalece as unhas – e demais cartilagens do corpo – e atua no metabolismo de algumas gorduras.

O betacaroteno age na pele extinguindo o oxigênio singleto, que é uma molécula reativa gerada pelo organismo quando a pele recebe muitos raios ultravioletas e pode ocasionar mutações cancerígenas nas células.

Betacaroteno: importância para a saúde

Alimentos que contém betacaroteno

Como é uma substância natural, é mais comum encontrarmos vestígios de betacaroteno em frutas, verduras e hortaliças. Os vegetais com maior incidência de betacaroteno são as cenouras, as batatas doces, as abóboras e as mangas. Porém é possível encontrar, em menor quantidade, betacaroteno em brócolis, couve, espinafre, pêssegos e até ervilhas.

Lembrando que as quantidades da substância betacaroteno nos alimentos irão depender da forma como são preparadas e de seu estado amadurecimento. Assim como a planta precisa de tempo para se desenvolver, o betacaroteno leva algum tempo para chegar aos níveis consideráveis. Assim como o modo de preparo, que pode mudar a concentração de betacaroteno no alimento.

Betacaroteno: alimentos

Doenças relacionadas à falta ou excesso de betacaroteno

Não há evidências de doenças diretamente relacionadas ao excesso ou à falta de betacaroteno no organismo. Sabemos que sua importância para o organismo é vital para a optimização dos níveis de vitamina A e também de algumas funções de nosso corpo, mas o betacaroteno não é uma substância essencial. Há outras na natureza que podem substituir a substância.

Benefícios para a saúde

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Mesmo assim, a absorção excessiva de betacaroteno na forma de estimulantes sintéticos para o bronzeamento pode provocar o aparecimento de manchas amareladas na pele. Estas manchas não representam um grande problema e somem com tempo e com a diminuição do consumo de betacaroteno.

De qualquer forma, o consumo, mesmo em excesso de betacaroteno por meio de alimentos naturais não ocasionará nenhum tipo de anomalia na saúde. Portanto, não se preocupe, procure ingerir a substância em alimentos variados. Isso pode aumentar a quantidade de vitamina A em seu organismo e você ainda poderá aproveitar os outros benefícios destes alimentos.

Mantenha a saúde em dia com uma alimentação sempre variada e viva muito bem!

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