Benefícios do arroz integral

links patrocinados

Benefícios do arroz integral

A preocupação com a saúde é uma tendência de nossos tempos. Além da prática de atividades físicas, a preocupação com uma boa alimentação tem ganhado cada vez mais espaço. Neste sentido, os alimentos integrais são grandes aliados da dieta. Estes produtos mantêm a integridade dos nutrientes, que se perdem com refinamentos e outros processos. Por isso, os alimentos integrais têm uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras. Além de pães e cereais em geral, um alimento que tem se tornado cada vez mais popular é o arroz integral. Conheça, abaixo, alguns de seus benefícios para nossa saúde.

Diferenças entre o arroz integral e o arroz branco

À primeira vista, a única diferença entre o arroz integral e o arroz branco é uma fina película que reveste os grãos integrais.

Benefícios do arroz integral Arroz integral

Contudo, esta pequena parte do grão é responsável por diversos benefícios para nossa saúde. Essa casca possui um alto teor de fibras, que reduzem a absorção de lipídios e glicose. Além de diminuir a absorção de gordura no organismo, o arroz integral também dá uma sensação maior de saciedade, fazendo com que as pessoas comam menos. Por não se tratar de um produto muito popular, infelizmente o arroz integral é consideravelmente mais caro do que o branco. O preço, entretanto, compensa o benefício, principalmente para quem está em busca de uma reeducação alimentar.

É importante ressaltar que, embora seja mais calórico do que o arroz branco, a versão integral possui um índice glicêmico mais baixo, o que equilibra as coisas.

Conheça os Benefícios do arroz integral

Benefícios do arroz integral

Devido à sua grande quantidade de fibras, o arroz integral torna mais lenta a absorção de gorduras. Por isso, o produto é ideal para quem está de dieta. Aliado a outros alimentos saudáveis e a uma boa qualidade de vida, o arroz integral traz benefícios para o sistema circulatório, pois ajuda a impedir o acúmulo de gordura nas veias e artérias.

O arroz integral também é rico na substância metionina, que auxilia no controle da queda capilar e hidrata unhas e pele. Graças à sua quantidade de vitamina B1, o arroz integral ajuda a proteger o sistema nervoso, além de melhorar o metabolismo muscular.

Confira os Benefícios do arroz integral

Recomendações

Embora seja recomendável para qualquer pessoa, o arroz integral é ainda melhor para determinados grupos. É o caso, por exemplo, de atletas, devido aos benefícios trazidos para o metabolismo muscular. O arroz integral também é recomendado para diabéticos, pois auxilia a metabolizar a glicose. Por fim, os celíacos também têm no arroz integral uma excelente opção, pois o produto não contém glúten.

Arroz integral e seus benefícios

O preparo do arroz

Uma das grandes diferenças no preparo do arroz integral é que ele não precisa ser refogado. Isso é feito com o arroz branco para que ele seja selado, evitando a saída do amido. No caso do integral, o ideal é refogar normalmente os temperos, adicionar a água e, por último, colocar o arroz na panela. Isso porque o grão já possui a película protetora, não sendo necessário selá-lo com a refoga. O tempo de cozimento também é um pouco maior.

Pesquisar
Artigos Relacionados