Benefícios da Vitamina C para a Saúde

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Benefícios da Vitamina C para a Saúde

Se você não tem o costume de ter uma alimentação diária rica em vitamina C, é hora de começar a repensar seus hábitos alimentares. A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema imunológicos e sua carência pode causar doenças fatais, como o escorbuto, doença caracterizada por dores nas articulações, inchaço, feridas que não cicatrizam e hemorragia nas gengivas. Além disso, a vitamina C previne o organismo contra doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce da pele, baixa imunidade, doença nos olhos e ainda ajuda a regular os níveis de colesterol e no fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Ela pode ser encontrada principalmente nas verduras, nas frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi, no maracujá, no tomate, na salsa, no morango e nas frutas silvestres.
Conheça aqui os principais benefícios da ingestão de vitamina C para a saúde e as combinações e cuidados essenciais para um melhor aproveitamento desse importante nutriente.

Reduzindo os sintomas de resfriados e de gripes

Benefícios da Vitamina C para a Saúde Benefícios da Vitamina C

Um dos principais benefícios da vitamina C é que ela ajuda a reduzir os sintomas de gripes e de resfriados. Vale ressaltar que ela não tem o poder de cura. Isso porque a vitamina C quando em conjunto com outros nutrientes, faz parte do sistema imunológico, tornando-se assim importante para melhora do sistema de defesa.

Outro grande benefício da vitamina C é que ele age contra o estresse. O estresse e a ansiedade é um problema bem comum dos dias de hoje e este nutriente é muito benéfico para pacientes que tiveram o sistema imunológico devido ao estresse. Vale ainda ressaltar que a vitamina C estimula a produção de um hormônio responsável pela melhora da disposição e pela sensação de bem-estar.

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A vitamina C também combate o envelhecimento da pele, graças ao ácido ascórbico, que tem ação antioxidante e age combatendo os radicais livres do organismo e consequentemente previne o envelhecimento das células. Além disso, ela tem o poder clareador da pele.

É muito importante que antes de escolher a maneira como a vitamina C será incluída no seu dia a dia, não se esquecer que este nutriente está presente em diversos alimentos.

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Aumento da absorção de ferro

Outro grande benefício da vitamina C é que ele aumenta a absorção de ferro, obtido através de alimentos de origem vegetal, como feijões e verduras, prevenindo dessa maneira o aparecimento da anemia.

A vitamina C ainda ajuda na diminuição do crescimento de tumores. Isso porque quanto ingerida em altas doses, este nutriente tem um efeito pró-oxidação, que ajuda na eliminação das células do tumor.

Além disso, a vitamina C evita o aparecimento de doenças oftalmológicas, quando é consumida diariamente em conjunto com sais minerais e outras vitaminas. Outro grande benefício é que este importante nutriente ajuda na redução dos riscos de derrame e de acidente vascular cerebral.

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Recomendações

A recomendação diária é que sejam ingeridas 90 mg de vitamina C por homens e mulheres 75 mg. Esta quantidade ideal pode ser obtida naturalmente através de uma alimentação balanceada e saudável.

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