Benefícios da Semente Chia

links patrocinados

Benefícios da Semente Chia

Benefícios da Semente Chia

A semente de Chia ficou famosa por ser a “semente que queima gorduras” mas os seus benefícios se limitam ao emagrecimento. Por ser rico em uma série de nutrientes o grão faz partes dos chamados alimentos funcionais.

Na verdade a Chia é responsável por promover no organismo uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa deixe de ingerir outros alimentos.

A Semente Chia e os benefícios digestivos

Costuma-se dizer que ela é um grande aliado das dietas pelo seu poder digestivo. A nutricionista Andréia Lima afirma que por ser um grão muito rico em fibras a Chia auxilia no funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre que é um problema comum a maioria das mulheres.

Semente Chia - benefícios

A semente Chia e outros benefícios

Outro aspecto positivo lembrado por Andréia é de que a semente é rica em ômega 3, nutriente essencial para o bom funcionamento do sistema vascular, capaz de afastar doenças cardiovasculares e até mesmo servir como grande aliada no tratamento de doenças já existentes.

Grasiele Martins, também nutricionista aponta a semente de Chia como fonte de riboflavina, niacina e tiamina, vitaminas que integram o complexo B???? e que por isso atuam como redutoras do colesterol e são capazes de promover a desintoxicação do organismo. Outro nutriente importante indicado por ela é a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio nos ossos.

Onde comprar semente Chia

Andréia meciona ainda que a Chia é rica em acidos graxos, e por isso tem a incrível capacidade de melhorar o humor daqueles que a consomem.

Como obter os benefícios da semente de Chia

A nutricionista Andréia indica o consumo da semente de Chia entre as refeições. Para ela o melhor resultado é obtido se uma colher de sopa do grão for deixado de molho num copo de água durante uma hora, aí então a consistência passará a ser gelatinosa. “Isso vai aumentar a saciedade e vai reduzir a fome na hora das principais refeições, sempre indico para ser consumido ou no meio da manhã ou no meio da tarde, e dependendo do caso a pessoa pode até consumir junto com uma fruta”, complementa.

Enquanto a nutricionista Grasiele Martins utiliza a semente Chia para consumo próprio de outra forma, ela dilui uma colher de sopa do grão em 500ml de água e vai ingerindo durante todo o dia. “Desta forma aumento também a frequência urinária e por consequência a eliminação de toxinas também é maior”, explica.

Ainda existe a possibilidade de ingerir a semente junto com os alimentos, mas as duas nutricionistas consultadas não recomendam pois ao serem mastigados os grãos de Chia tendem a ficar amargos.
O consumo recomendado é de uma colher de sopa por dia, que possui em média 150 calorias.

Encontrando a Chia de outras formas

Além da semente, a Chia ainda pode ser encontrada em óleo, e farinha. O óleo normalmente é utilizado para substituir o azeite de oliva no tempero de saladas, e a farinha é misturada em outras receitas como tortas, bolos, massas integrais, entre outras.

A semente Chia é derivada da Salvia Hispânica, planta nativa da região da Guatemala, historiadores afirmam que os povos astecas já a cultivavam pois sabiam de suas propriedades medicinais.

Semente Chia - vantagens Semente Chia

Vídeo Benefícios da Semente Chia

Confira um vídeo com os benefícios da semente Chia

Pesquisar
Artigos Relacionados