Benefícios da linhaça

links patrocinados

Benefícios da linhaça

Benefícios da linhaça

A linhaça é a semente do linho e possui inúmeras contribuições para a alimentação e uma dieta mais saudável.

É possível ingeri-la de três formas: a própria semente (que deve ser descascada e é mais dura), a farinha (semente triturada) ou o óleo (pequenas cápsulas líquidas). É indicado comer até duas colheres diariamente da linhaça, que pode ser adicionada em sucos, vitaminas, bolos, salgados, entre outras receitas.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada. A primeira é mais dura e um pouco mais forte, além de ser mais barata. A segunda possui um sabor mais leve, porém é importada e, portanto, mais cara. Ambas possuem praticamente o mesmo tipo de propriedades, perdendo poucos nutrientes entre uma e outra.

Atualmente, é muito recomendada para ser incluída nas mais variadas dietas, principalmente pela sua sensação de satisfação. Ao ser incluída nos pratos, geralmente as pessoas comem menos. Além disso, é rica em proteínas e fibras, melhorando assim o funcionamento do organismo e a rapidez do metabolismo.

Os benefícios

Auxilia no combate da anemia, é anticancerígena, auxilia o equilíbrio hormonal (age na TPM, menopausa e diminui a acne), controla a diabetes, nivela o açúcar do sangue, auxilia as funções do sistema digestivo, diminui as chances de aterosclerose, combate o colesterol ruim, fortalece cabelos, unhas e pele, melhora o funcionamento intestinal.

Ajuda no combate à obesidade, e possui cinco vezes a quantidade de proteína da aveia. Lubrifica a flora intestinal, diminui as chances de doenças inflamatórias, regula a pressão sanguínea e impede a coagulação de vasos. Também há pesquisas que fazem ligação entre o consumo da linhaça e a melhora do humor, diminuição do stress e da depressão.

Na gravidez, é possível ligar as contribuições da linhaça ao leite materno, melhorando a memória e raciocínio das crianças que a ingerem com freqüência. A linhaça também ajuda na formação da retina e do cérebro do bebe, além de evitar a prisão de ventre na grávida.

Na dieta

A linhaça é responsável por inserir no nosso organismo substâncias como ômega 3, ômega 6, ômega 9, zinco, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas B1, B2, E e C (mais do que frutas como laranja e cenoura, por exemplo). Além disso, possui lignana, fibras, proteínas, ácidos graxos e vários nutrientes que são essenciais para uma vida saudável.

A linhaça também será fonte de energia para você gastar as calorias que adquiriu durante o dia, pois resulta em boa vitalidade física, bem como contribui para um melhor sono.

Apesar de tantos benefícios, não é recomendada a ingestão excessiva da linhaça, pois pode prejudicar sua capacidade de absorver os nutrientes, bem como causar diarréia. A inclusão do alimento na dieta deve ser feito aos poucos, fazendo com que o organismo se adapte às suas funções no corpo.

Se tiver dúvidas sobre o funcionamento da linhaça ou de como incluí-la corretamente no cardápio diário, consulte um nutricionista, que poderá preparar uma dieta tendo a semente como ingrediente principal. Isso também pode facilitar a perda de peso, caso esse seja seu objetivo.

Fotos

Confira Fotos dos Benefícios da linhaça:

Benefícios da linhaçaBenefícios da linhaça
A linhaça faz bem para a saúdeA linhaça faz bem para a saúde
Inclua a linhaça na sua alimentação diáriaInclua a linhaça na sua alimentação diária

Pesquisar
Artigos Relacionados