Benefícios da ioga para mulheres

links patrocinados

Benefícios da ioga para mulheres

A yoga, ou ioga, é uma prática milenar que tem suas origens na Índia. O termo “ioga” é utilizado para designar uma série de práticas meditativas, seja de budistas ou hinduístas. Embora seja uma prática tão antiga, os ocidentais conheceram a ioga apenas no século passado, através de Jehel, um importante difusor da prática na Argentina. Os países vizinhos foram, aos poucos, conhecendo esta atividade meditativa e todos os seus benefícios, durante as décadas de 1920 e 1930.

No Brasil, a ioga chegou apenas em 1947, graças ao francês Léo de Mascheville. Em sua primeira palestra no Brasil, Léo foi visto pelo brasileiro Caio Miranda, que também se tornou um dos grandes nomes difusores da ioga pelo país.

Princípios da ioga

Benefícios da ioga para mulheres Benefícios da ioga

Ioga tem como grande princípio a busca de paz espiritual através da realização de determinados exercícios e técnicas corporais. Por isso, a ioga é uma das práticas que mais evidenciam a união entre o corpo e a mente.

Um pré-requisito para se iniciar na prática da ioga é ter a mente aberta. Isso porque, diferente de atividades mais ou menos parecidas – como o pilates -, a ioga se utiliza fortemente de conceitos espirituais e esotéricos. Se você está em busca apenas de uma atividade física, talvez a ioga não seja a prática mais recomendada. Contudo, se você deseja realmente praticar ioga, conheça alguns dos benefícios da ioga para mulheres.

Conheça os Benefícios da ioga para mulheres

Benefícios da ioga para homens e mulheres

Na grande maioria dos casos, os benefícios da ioga para mulheres também se aplicarão aos homens. Os exercícios de ioga são excelentes para combater o estresse, trazer maior flexibilidade para as articulações, regular a pressão arterial, combater a insônia e ajudar na resolução de problemas respiratórios. A lista de benefícios da ioga é bem extensa, pois a atividade faz um trabalho completo no corpo e na mente. A ioga também é um excelente combustível social, pois sua prática permite a interação entre pessoas com um objetivo comum.

Confira os Benefícios da ioga para mulheres

Benefícios da ioga exclusivos para mulheres

Dentre os benefícios exclusivos para as mulheres, a prática da ioga propicia uma regulação hormonal e o alívio de cólicas menstruais. Os exercícios ajudam a tonificar o útero, tornando o período pré-menstrual bem menos complicado. Além da melhoria física neste quesito, também é importante mencionar que as técnicas de relaxamento ajudam a combater o mau humor e o nervosismo que costumam surgir durante o período anterior à menstruação.

Ioga para mulheres

Onde fazer

A ioga já é muito difundida no nosso país, sendo possível encontrar escolas e instrutores na maior parte das cidades brasileiras. Embora não exista uma regulamentação única para certificação das escolas, algumas costumam dar maiores garantias da qualidade dos serviços prestados, como aquelas que utilizam o método DeRose ou as filiadas ao grupo Yoga Brasil (uma das principais fontes de informação e difusão da ioga no país). O Yoga Brasil possui um formulário de pesquisa para escolas cadastradas, abrangendo todo o território nacional. Muitas vezes, há a possibilidade de se fazer uma aula gratuita, para conhecer melhor a prática.

Pesquisar
Artigos Relacionados