Ayurveda

links patrocinados

Ayurveda

Ayurveda

Sobre o Ayurveda

Ayurveda é um conjunto de conhecimentos sobre saúde desenvolvidos na Índia há cerca de 7 mil anos. É, portanto, um dos mais antigos sistemas de medicina da humanidade, que influenciou o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Já com a medicina tradicional japonesa, a troca foi ainda mais intensa.

Índia e Japão precisavam criar uma medicina barata que atendesse a dois povos igualmente gigantes e pobres. O resultado disso foi a criação de técnicas eficientes e de baixo custo.

O nome Ayurveda vem das duas palavras que em sânscrito significam “ciência” (veda) e “vida” (ayur). Como “ciência da vida”, a Ayurveda é ainda hoje a medicina oficial de seu país de origem, a Índia, mas está disseminada pelo mundo. No Brasil, muitos psicólogos e fisioterapeutas têm adotado seus princípios.

Princípios da Ayurveda

De acordo com os princípios da Ayurveda, uma doença significa mais do que sintomas desagradáveis e perigosos para a vida. Para esse sistema medicinal, a doença começa muito antes de ser percebida, devido a pequenos desequilíbrios que, se não forem corrigidos a tempo, vão aumentando e virando uma enfermidade.

O equilíbrio de que fala a Ayurveda é baseado no sistema filosófico “samkhya” que afirma ser o universo formado por cinco elementos básicos: éter, ar, fogo, água e terra.

A partir desses elementos se formam toda a matéria do mundo, incluindo o corpo humano. No caso do corpo, além da matéria, possui o “buddhi”, que é o discernimento, o “ahamkara”, o ego, e o “manas”, a mente. Na parte material, quando um dos cinco elementos fica desequilibrado no corpo, acontece uma doença.

Doshas

Os cinco elementos influenciam o corpo humano por meio dos “doshas”, que são combinações entre eles. Vata é a combinação de ar e éter. Pitta é regido por fogo e água. Já Kapha é terra e água. De acordo com a Ayurveda, todas as pessoas possuem esses três doshas, mas combinados em diferentes proporções. E são essas proporções que definem as particularidades de cada um.

Cada dosha atua em determinadas funções do corpo e, portanto, para tratar uma doença é preciso cuidar dos desequilíbrios, primeiro diagnosticando qual dosha está em desarmonia e, depois, intervindo. Entre as técnicas de intervenção estão dieta, massagem, uso de óleos medicinais, entre outras.

Ayurveda Rio de Janeiro

Ayurveda Rio de Janeiro

Sobre a Ayurveda RJ

Em meio a tantos problemas de saúde que são diagnosticados dia após dia, algumas pessoas passaram a acreditar que terapias alternativas aos remédios farmacológicos são melhores para a saúde. Por ser praticamente uma produção química e manipulada, os remédios tradicionais podem gerar efeitos colaterais tão prejudiciais quanto o próprio motivo que levou à necessidade de tomá-lo.

Conceitos básicos

Instituição que faz pesquisas no campo da terapia alternativa, a Ayuryeda explica as disfunções do organismo a partir de conceitos embasados na noção do humor biológico. Assim, cada elemento depende da harmonia dos outros e precisam todos funcionar em conjunto.

Para entender o funcionamento da terapia Ayuryeda é preciso primeiro entender no que a instituição acredita. De acordo com eles, o humor biológico trabalha com três Doshas: o Vata, o Pitta e o Kapha. Cada um destes tem um elemento predominante que define a sua maneira de interagir com o corpo.

O primeiro, conhecido como Vata, tem na sua composição o elemento ar. Por isso, quando este está em desequilíbrio, os efeitos que são possíveis de serem percebidos são emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, formação de gases, entre outros. Na sequência, o Pitta representa o fogo, que deixa a pessoa com fome em excesso, febre, sensação de calor corporal, entre outros.

Linhas de tratamento

Por fim, o último Dosha, o Kapha, funciona como o elemento água. Este gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, entre outros. Como pode ser percebido, a maioria dos efeitos que cada um produz reflete em como nos sentimos no dia a dia. Ainda, para algumas dessas conseqüência é comum procurarmos por remédios tradicionais.

Assim, para tratar as conseqüências da desarmonia dos Doshas, a Ayuryeda trabalha com oito ramos: Medicina interna ou clinica geral; Pediatria; Psiquiatria; Doenças da cabeça e pescoço (neste ramo estão incluídos: otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia); Cirurgia; Toxicologia; Rejuvenescimento e geriatria; e Afrodisíacos.

Além disso, é possível encontrar locais que fazem esses tratamentos no Rio de Janeiro. Basta fazer a busca por meio de portais que trabalhem com isso para identificar o local mais próximo da sua residência.

Pesquisar
Artigos Relacionados