Ayurveda Vata Pitta

links patrocinados

Ayurveda Vata Pitta

Ayurveda Vata Pitta

Sobre o Ayurveda Vata Pitta

O Ayurveda reúne conhecimentos sobre saúde, sendo considerada uma espécie de medicina alternativa indiana. A palavra Ayurveda é originária do sânscrito, em que ‘veda’ significa conhecimento e ‘ayus’ significa vida. O termo ayus, aliás, remete a uma combinação entre corpo, mente e alma.

A medicina Ayurveda ou Ayurvedica é, portanto, um conhecimento da vida, que tem como principais referências os compêndios conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio formado por Susruta Samhita, Caraka Samhita e Astanga Hrdayam.

Conceitos

Na abordagem Ayurvedica, o universo é formado por cinco elementos básicos: ar, fogo, água, terra e espaço ou éter. E são as influências destes elementos no ser humano e na natureza que a Medicina Ayurvedica busca compreender. Os estudos consideram que os elementos se unem dois a dois, formando os doshas, os “humores biológicos”. São esses doshas que atuam na nossa fisiologia e em nosso estado psicofísico.

Da combinação de espaço e ar, forma-se o dosha Vata; fogo e água constituem o dosha Pitta; enquanto água e terra formam o dosha Kapha. Quando ocorre uma desarmonia entre os doshas, aparecem as patologias.

Vata, Pitta e Kapha

Formado por espaço e ar, o dosha Vata é leve, seco, frio e rápido. Sua atuação está ligada, principalmente, às funções nervosas e de excreção e quando há um desequilíbrio em Vata, o corpo sente um aumento de espaço e ar. Isso se traduz em perda de peso, inquietação, gases, frio, secura, depressão, insônia e ansiedade. As doenças relacionadas a esse desequilíbrio são: artrose, dores em geral, problemas de coluna, dores de cabeça, constipação, flatulência, síndrome do intestino nervoso, colite, síndrome bipolar, demência senil e mal de Parkinson.

Já Pitta, combinação de fogo e água, é quente e úmido. Sua atuação está ligada às funções metabólicas e, especialmente, a digestiva. Os desequilíbrios em Pitta geram azia, queimação abdominal, intestino solto, sudorese em excesso, calor no corpo, sensibilidade na pele e vermelhidão, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Podem ocorrer doenças como gastrite, úlcera digestiva, diarréia, hepatite, inflamações, crises de raiva e ciúmes, acne, menopausa, enxaqueca e estresse excessivo.

O dosha Kapha é combinação de água e terra, um dosha pesado, úmido, frio e lento que atua na função estrutural e na lubrificação dos tecidos do corpo. Quando há desarmonia, pode ocorrer ganho de peso, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As patologias relacionadas são: aumento do colesterol, obesidade, diabetes, bronquite, sinusite, alergias respiratórias, tosse, lentidão nas funções físicas e mentais, além de apego exacerbado.

Ayurveda Alimentação

Ayurveda Alimentação

Sobre a Ayurveda Alimentação

Ayurveda é um conhecimento médico que foi desenvolvido na Índia há muito tempo atrás, cerca de 7 mil anos atrás. Ela é considerada por muitos como um dos sistemas medicinais mais antigos da humanidade. A palavra ayurveda significa ciência da vida, em sânscrito, uma língua litúrgica utilizada na Índia.

Nos dias atuais e no Brasil

Nos dias atuais, esta prática medicinal continua a ser utilizado na Índia, e ainda tem se espalhado por todo mundo como uma técnica bastante eficaz de medicina tradicional. No Brasil, os psicólogos e fisioterapeutas são os principais praticantes dela.

Considerada a mãe da medicina

A Ayurveda também é considerada a mãe da medicina. Seus princípios e estudos foram a base para o desenvolvimento de outras práticas medicinais, como a medicina tradicional da China, Árabe, Romana, Grega e Japonesa. Ela surgiu com a necessidade de ser elaborado uma medicina barata, para que fosse possível atender as populações gigantescas da Índia, além de conter muitos que eram bastante pobres, igual hoje. Assim, ela foi desenvolvida para que houvesse técnicas de baixo custo e muito eficientes.

A Ayurveda como uma ciência integral

Para a prática ayurveda, a doença é encarada de forma diferente do que a medicina tradicional do ocidente. Ela é muito mais que uma simples manifestação de sintomas perigosos ou desagradáveis para a vida. Ela considera que a doença inicia antes mesmo do que ela pode ser percebida. Desta forma, se não corrigir pequenos desequilíbrios da vida com o passar do tempo, pode originar uma enfermidade.

Ayurveda Alimentação

Com isso, a alimentação busca uma aproximação com a natureza, para que a pessoa possa conhecer melhor o próprio corpo, e em consequência, sua necessidade. A Ayurveda busca fazer com que a pessoa perceba que é necessário ter uma alimentação naturalmente balanceada, sem ser baseadas na quantidade de carboidratos, proteínas ou calorias, gorduras, minerais e vitaminas.

As dietas promovidas pela ayurveda é ajudar a promover um equilíbrio maior dos elementos e de sua interação precisa com o corpo humano. Para isso, é necessário tomar por base a constituição de cada pessoa.

Na ciência ayurveda, existe seis sabores. São eles os alimentos doces, alimentos ácidos, alimentos salgados, alimentos pungentes, alimentos amargos e alimentos adstringentes. Cada um faz com que o corpo reaja de uma forma específica, sendo necessário a sua combinação para que haja um equilíbrio maior entre alimentos e corpo humano.

Pesquisar
Artigos Relacionados