Ayurveda Brasil

links patrocinados

Ayurveda Brasil

Ayurveda Brasil

Sobre a Ayurveda Brasil

Apesar de ser geralmente associada a assuntos como a meditação, nutrição e a yoga, a Ayurveda é um conhecimento muito mais amplo. No Brasil, foi consolidada pela Associação Brasileira de Ayurveda, criada em 2001.

Os recursos da prática focam no ser humano como um todo, ou seja, não se trata as doenças a partir de um órgão. O objetivo é reequilibrar o paciente de forma que se evite novas doenças. A alimentação é uma das bases da Ayurveda.

A meditação e a yoga são recomendadas para os seguidores da Ayurveda. Como elas, a pessoa passa a conhecer mais o próprio corpo, a descobrir os limites e a entender o que origina certas doenças. É comum que existam melhoras incríveis no estresse e na depressão após um tempo de prática.

Ayurveda verde e amarela

Recentemente os brasileiros descobriram um recurso muito importante da Ayurveda: as afirmações de cura. Associadas a alguns mantras, podem ajudar a mudar o padrão mental. E não podemos deixar de mencionar a massagem, que vem trazendo cada vez mais seguidores no país.

Estimulados por essas descobertas, os brasileiros passaram a organizar encontros anuais de Ayurveda em diversas partes do país. Também existe uma pós-graduação latu sensu, importante para os profissionais que querem incorporar a prática à própria carreira.

Eventos

O site da Ayurveda Brasil conta com diversas informações para quem se interessa no assunto. Lá, pode-se pesquisar a respeito de cursos e workshops que acontecem eventualmente. Artigos de profissionais que trabalham com a Ayurveda também estão disponíveis para leitura.

Como prova do respeito que a Ayurveda vem conquistando, está para acontecer o 2º Congresso Brasileiro neste ano. No evento, seguidores e iniciantes poderão discutir os princípios da prática bem como trocar experiências. Data e local ainda não foram divulgados. Mais informações podem ser solicitadas no site da Ayurveda Brasil.

Ayurveda Doshas

Ayurveda Doshas

Sobre a Ayurveda Doshas

A Índia é famosa no mundo todo pelo misticismo e ritualismo que regem sua cultura. Muitos dos costumes indianos praticados hoje surgiram há milhares de anos e foram passados de geração em geração.

A Ayurveda – medicina tradicional indiana – é uma delas. Ela surgiu há mais ou menos 7 mil anos, e é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Os estudos da Ayurveda serviram de base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

A palavra Ayurveda significa Ciência da vida em sânscrito. Alguns relatos dizem que ela foi criada no intuito de atender a uma população pobre e gigantesca, já que mostrava eficácia nos tratamentos e tinha um baixo custo.

Para os praticantes dessetipo de medicina, as doenças são desequilíbrios dos cinco elementos fundamentais (éter, ar, água, terra e fogo) no corpo. Para curá-los, é necessário equilibrá-los novamente, através da alimentação.

Os doshas

Os doshas servem para caracterizar o tipo de corpo que a pessoa tem, que características regem sua vida, e quais os alimentos mais indicados para manter seu equilíbrio. No total, são três doshas e cada pessoa possui um pouco de cada no corpo. Mas algum deles é sempre predominante e, na maioria das vezes, uma pessoa tem mais de um tipo de dosha predominante.

O primeiro dos doshas, o Vata (regido por ar e éter), é o princípio dominante do corpo que controla o movimento. Os que tem a predominância de Vata normalmente são magros e leves, agitados, sua energia física e mental se manifesta aos trancos e tem digestão irregular.

Já o dosha Pitta (regido por fogo e água) controla o metabolismo e a digestão, e quem tem esse dosha predominante tende a viver em função do relógio, ser responsável, faminto e ter a pele mais clara.

O Kapha (regido por terra e água), último dos doshas, faz com que seus predominantes sejam fortes e de personalidade tranquila, ter sono pesado e tendência para a obesidade, além de ser afetuoso e tolerante, porém possessivo.

Pesquisar
Artigos Relacionados