Atitudes que ajudam no Processo Digestivo

links patrocinados

Atitudes que ajudam no Processo Digestivo

Algumas atitudes são muito importantes para que o nosso corpo consiga fazer uma boa digestão, inclusive durante as refeições e depois delas. Quando essas atitudes são incorporadas na sua rotina, o organismo passa a absorver os nutrientes dos alimentos com mais facilidade, acabando com aquela sensação de estômago muito cheio e prevenindo contra possíveis incômodos. Conheça algumas atitudes que ajudam no processo digestivo e acabe com aquela sensação de estômago pesado e de mal-estar depois das refeições.

Mastigando bem e comendo em paz

Atitudes que ajudam no Processo Digestivo Comheça as Atitudes que ajudam no Processo Digestivo

Comer devagar e mastigar bem os alimentos é uma das atitudes que ajudam na digestão. O ideal é que o hábito de comer seja totalmente prazeroso. Isso porque, por causa principalmente da agitação e da correria do dia a dia da vida moderna, muitas vezes acabamos engolindo a comida sem ao menos mastigá-la, o que acaba dificultando a absorção dos nutrientes e a digestão dos alimentos.

Saiba as Atitudes que ajudam no Processo Digestivo

Confira mais

O resultado desse mau hábito é visto através de um abdômen inchado e gases em excesso. Além disso, o seu corpo acabará gastando muito mais energia para concluir a digestão, deixando você mais cansado e sonolento depois das refeições. Outra atitude que ajuda na digestão é comer em paz. A hora da sua refeição é sagrada, por isso ela deve ser a mais tranquila possível. Para isso, evite brigas e discussões desnecessárias e nunca leve trabalho para a mesa em que você faz suas refeições. Isso é importante porque qualquer tipo de preocupação e o seu estado emocional acaba afetando as secreções gástricas, tornando a comida indigesta. Vale ressaltar que até mesmo fortes emoções podem atrapalhar o processo digestivo.

Processo Digestivo

Não beba durante as refeições e tome chá depois de finalizá-la

Outra atitude que ajuda na digestão é não beber durante as refeições. Isso é importante porque os líquidos são excretados do estômago em dez minutos, levando os sucos digestivos com eles. Essa situação ainda piora se a bebida for quente. Além disso, a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos e os líquidos, qualquer que seja, atrapalham esse processo. Outra dica de hábito que ajuda na digestão é tomar um chá depois das refeições. Os chás ajudam a se librar da sensação de inchaço, muito comuns depois de uma refeição. Bebidas quentes, como o chá, ajudam ainda a diminuir a formação de gases intestinais e a dissolver gorduras.

Atitudes que ajudam no Processo Digestivo - saiba mais

Evite relaxamento e esforço físico

Evitar esforço físico e o relaxamento também ajuda no processo digestivo. Afinal, depois de comer bate aquele sono, não é? Por isso, você pode até descansar um pouquinho depois de sair da mesa, mas não durma. Também é muito importante evitar fazer atividades e exercícios físicos intensos depois das refeições. Isso porque o sono depois das refeições faz com que o metabolismo do corpo diminua e os exercícios e atividades físicas são ruins porque acabam reduzindo a quantidade de sangue disponível para digerir alimentos. Em ambos os casos, são produzidas toxinas que geram a sensação de mal estar quando a comida fica retida por muito tempo no organismo.

Pesquisar
Artigos Relacionados