Asma e Bronquite

links patrocinados

Asma e Bronquite

Asma e Bronquite

Características e sintomas da asma

A asma é uma doença que se caracteriza pelo inchaço e estreitamento das vias aéreas pulmonares. A doença não tem cura e os sintomas se manifestam de maneira cíclica, por motivos que variam de uma pessoa para a outra. A asma pode atingir pessoas de todas as idades, mas a doença geralmente é diagnosticada na infância. Além disso, é bastante comum que diversas pessoas de uma mesma família sejam asmáticas.

As crises de asma podem durar poucos minutos ou dias e são desencadeadas por um estímulo, que pode ser alergia a pelos ou penas de animais, ácaros, pólen, poeira, mofo e cheiros fortes, ou alterações climáticas, determinados medicamentos, alguns tipos de alimentos, exercícios físicos intensos e gripes e resfriados.

Tratamento da Asma

Estas crises incluem sintomas como tosse forte, muitas vezes acompanhada de catarro, falta de ar, chiados e dores no peito. Algumas vezes a crise é tão intensa que o asmático pode apresentar quadros de sonolência, confusão mental, ansiedade e sudorese. Por conta da falta de ar o doente também pode ter extrema dificuldade para respirar e ficar com o rosto e lábio azulados.

Tratamento da asma

Como dito anteriormente, a asma não tem cura, mas as crises podem ser prevenidas e tratadas para que os sintomas não sejam tão intensos. Os pacientes asmáticos geralmente utilizam medicamentos broncodilatadores e anti-inflamatórios e os médicos orientam os asmáticos e seus familiares a não fumar, evitar se expor a mudanças bruscas de temperatura, que podem resultar em gripes e resfriados, não se exercitar de maneira intensa, usar produtos de higiene pessoal e para limpeza da casa com cheiros amenos, evitar ter animais de estimação se tiver alergia a pelos ou penas e sempre manter a casa bastante arejada, evitando assim a alta incidência de ácaros e aparecimento de mofo.

Remedios para Asma

Características e sintomas da bronquite

Bronquite é a doença caracterizada pela inflamação dos brônquios, os canais que levam o ar que se respira até os pulmões. A bronquite pode ser do tipo aguda ou do tipo crônica e o que as diferencia são a duração e intensidade dos sintomas durante as crises. Enquanto que na bronquite crônica as crises duram apenas duas semanas, a bronquite aguda é caracterizada pelas crises que podem se estender por até dois anos e os sintomas não desaparecem ao longo do dia.

Nas duas bronquites o principal sintoma é a tosse, sendo que na aguda ela pode ser seca ou apresentar catarro, mas na crônica é sempre acompanhada de expectoração. Quem sofre de bronquite crônica também pode apresentar chiados no peito e falta de ar.

Cuidados com a Asma

A bronquite aguda geralmente se manifesta por conta da ação de vírus ou de infecções causadas por bactérias. A bronquite crônica pode atingir quem já sofre de bronquite aguda, porém, o principal causador deste tipo da doença é a fumaça do cigarro.

Tratamento da bronquite

Para atenuar os sintomas da bronquite crônica recomenda-se fazer uso de vaporizadores e analgésicos e beber bastante água. Com relação à bronquite aguda, a principal recomendação é parar de fumar ou de frequentar lugares em hajam pessoas fumando.

Asma em criancas Bombinha para asma

Pesquisar
Artigos Relacionados