Apendicite Recuperação

Apendicite Recuperação

Apendicite Recuperação

O que é Apendicite?

O apêndice nada mais é que uma extensão do intestino grosso e a apendicite, como o próprio nome sugere é a inflamação deste. A apendicite pode acometer qualquer pessoa, sendo responsável pela maioria dos casos de cirurgia abdominal, a fase mais comum desta inflamação se dá na adolescência e tem como incidência 7% da população total. Como o apêndice é uma bolsa, pode acumular fecalitos (pedacinho de fezes) ou mesmo por parasitas ou bactérias pode haver uma obstrução dificultando a passagem de ar, o que ocasiona na morte dos tecidos, isso tudo gera um quadro infeccioso.

Dentre as complicações temos o rompimento do apêndice, fazendo com que substâncias contaminadas por bactérias se alastrem pelo organismo, podendo inclusive levar a um caso de peritonite, o procedimento mais correto quando diagnosticada a apendicite é a extração do apêndice para evitar maiores complicações.

Sintomas

Tratamento da apendicite

A apendicite em geral não é acometida de sintomas, ou quando sentidos nem sempre é dada a devida importância, tentando alivia-los com antibióticos ou mesmo remédios para dor, o que pode favorecer para um quadro mais grave e até a morte por infecção no peritônio. Os principais sintomas são: dor muito forte ao lado do umbigo, depois esta dor se locomove até o abdômen inferior se tornando ainda mais intensa, ventre sensível, febre, falta de apetite e náuseas seguidas de vômitos.

Tratamento

O tratamento consiste na retirada do apêndice, chamada de apendicectomia, antigamente esta cirurgia era realizada com um corte no abdômen e a recuperação era mais longa, deixando uma cicatriz no local, hoje em dia esta cirurgia pode ser realizada através de um vídeo onde são realizados apenas três cortes pequenos e uma finalização esteticamente melhor. Na vídeo-laparoscopia as incisões são precisas e há o monitoramento de toda cavidade abdominal descartando outras inflamações, se houver pus no local são colocados drenos para o esvaziamento.

Cirurgia da apendicite

A cirurgia por vídeo dura em média 72 horas e possui uma recuperação muito mais rápida, dependendo do tipo de apendicite desenvolvida pelo paciente, porque se o apêndice for retirado sem maiores complicações, o indivíduo volta a desenvolver suas funções habituais em até 12 dias.

A Recuperação

Uma apendicite sem maiores complicações, dependendo da idade e do quadro clinico do paciente pode ter uma recuperação mais rápida de 10 a 28 dias de repouso, a partir daí já pode voltar a ter uma rotina normal. A retirada do apêndice não indica maiores problemas, uma vez que nenhuma recomendação é feita a partir de uma cirurgia desta podendo a pessoa desenvolver normalmente suas atividades, sem sentir falta do apêndice.

Cuidados com a apendicite

Maiores complicações como a evolução para a peritonite pode evoluir para quadros mais graves, ocasionando inclusive na morte de alguns pacientes. Portanto ao analisar qualquer dor e desconforto no abdômen é extremamente necessário o olhar de um médico e exames mais detalhados.

A morte de pacientes não é comum, mas pode acontecer porque a apendicite pode evoluir e causar necrose de alguns tecidos, liberando pus e proliferando a infecção é extremamente importante também evitar tomar remédios por conta própria.

Complicacoes com a apendicite Retirada da apendice

GD Star Rating
loading...
Apendicite Recuperação, Nota: 4.1 de 5 com 10 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados