Anticoncepcional Masculino

Anticoncepcional Masculino

Há certas preocupações da atualidade que deixaram de ser exclusivas das mulheres ou dos homens. A prevenção da gravidez é uma delas. Houve um tempo em que a responsabilidade por uma gravidez indesejada era da mulher. Graças aos avanços da medicina, descobriu-se que tanto o homem quanto a mulher podem usar artifícios anticoncepcionais.

A pílula anticoncepcional masculina é uma novidade que ainda causa muita controvérsia. Diversas pesquisas foram iniciadas, mas, até o momento, os cientistas ainda divergem em relação à eficácia do medicamento.

Estudos científicos sobre o anticoncepcional masculino

As pesquisas tiveram início entre as décadas de 80 e 90. Dois grandes laboratórios (Schering e Organon) demonstraram um grande interesse no desenvolvimento dos estudos. Mas como ambos se fundiram com outras empresas, as investigações foram interrompidas.

A pílula anticoncepcional masculina ideal bloquearia a maioria dos espermatozóides que um homem produz, sem causar efeitos colaterais significantes ou afetar a masculinidade ou sexualidade do homem. Há hormônios, como a testosterona, que estimulam a produção dos espermatozóides.

Contudo, se o corpo recebe o hormônio em excesso, o efeito é o contrário. Dar ao homem testosterona extra pode, essencialmente, encerrar a produção de espermatozóides. Essa é uma das características de uma pílula eficaz para o homem.

Pesquisas em andamento

O principal problema em relação a esse assunto é a possibilidade do público simplesmente não gostar muito da idéia de ter que tomar uma pílula. Fatores culturais seriam fundamentais nesse processo. É por isso que o medicamento ainda não está disponível no mercado.

Ainda não há previsões definitivas sobre o futuro da pílula anticoncepcional masculina. Os especialistas em saúde temem que o uso da pílula entre homens não estão em relações de monogamia possa reduzir o uso de preservativos e aumentar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. De qualquer forma, informação é essencial, seja para qualquer método contraceptivo.

GD Star Rating
loading...
Anticoncepcional Masculino, Nota: 4.3 de 5 com 14 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


2 comentários em "Anticoncepcional Masculino"

  1. José Auxiliador da Silva 09/10/2009 às 20:13

    se houver algum anteconcepcional masculino injetavel comercializado no Brasil mande um email

  2. José Auxiliador da Silva 09/10/2009 às 20:12

    gostaria de saber se já é comercializado nas farmácias de todo Brasil algum anteconcepcinal masculino do tipo injetável