Amamentação

links patrocinados

Amamentação

Amamentação

Todas as mães concordam que não há ato capaz de aproximar mais um filho ou de garantir tamanha demonstração de amor do que a amamentação, afinal, o aleitamento materno permite à mãe alimentar seu filho com um alimento próprio, produzido por seu próprio corpo. Além disso, o leite materno conta com todas as substâncias de que um bebê precisa em seus primeiros anos de vida para se desenvolver de maneira saudável.

Vale ressaltar, porém, que algumas semanas antes do nascimento e alguns dias após dar à luz, a mulher ainda não produz o leite materno e sim o colostro, uma substância espessa e amarelada que conta com muitas proteínas e anticorpos. O colostro garante imunização ao recém-nascido contra vírus e bactérias e também permite que o intestino da criança se desenvolva, de forma que ela consiga produzir e eliminar as primeiras fezes, evitando assim a icterícia.

Leite maduro

Após algumas semanas do nascimento do bebê, a mãe começa a produzir o chamado leite maduro, que é o leite materno propriamente dito.

Dicas de Amamentacao

O leite materno conta com vitaminas, proteína, lipídios, minerais, água e carboidrato, concentrando todos os nutrientes necessários à saúde e desenvolvimento do bebê. O leite também conta com componentes imunológicos que garantem que a criança fique livre de doenças e alergias.

Importância da amamentação

A amamentação é extremamente importante, tanto para a mãe quanto para o bebê. Quando a criança se alimenta nos seios da mãe, ela aprende a emitir sons, mastigar, engolir e respirar. Quando a mãe, ao invés de oferecer os seios à criança dá a ela a mamadeira, ela impede que a mandíbula da criança se desenvolva da maneira correta e também torna o desenvolvimento da criança mais lento, fazendo com que ela adquira manias incorretas, como respirar pela boca ao invés de através do nariz.

Melhor maneira para Amamentacao

A amamentação também cria um vínculo muito forte entre mãe e filho e até ajuda a mulher a perder os quilos extras da gravidez, afinal, amamentar gasta energia.

O aleitamento materno se mostra ainda um aliado da mulher ao evitar o desenvolvimento de câncer e osteoporose.

Dicas de amamentação

Para oferecer um leite de qualidade ao bebê recomenda-se adotar uma dieta balanceada, com mais calorias do que de costume, com muitas frutas e verduras e bastante líquido. É importante reduzir a ingestão de alimentos apimentados, café e chocolate e abandonar até o fim do aleitamento as bebidas alcoólicas.

Importancia da Amamentacao

A amamentação deve ser realizada em uma posição confortável para a mãe e o bebê. Especialistas recomendam que a amamentação seja realizada até os seis meses, no mínimo. A partir desta idade podem ser introduzidos outros alimentos na dieta da criança, como papinhas, frutas amassadas e sucos.

Alguns médicos recomendam que a amamentação persista até os dois anos de idade, mas dependendo do tamanho da criança a atividade pode ser comprometida. Além disso, a mãe corre o risco de levar mordidas, ainda que sem querer, e a criança demora mais tempo para se tornar independente.

Como Amamentar seu bebe Cuidados com a Amamentacao

Pesquisar
Artigos Relacionados