Alimentos que roubam cálcio

links patrocinados

Alimentos que roubam cálcio

Alguns alimentos ajudam a garantir ossos saudáveis e fortes, mas para isso é necessário que o organismo absorva todo o cálcio necessário que ajudará no controle e na prevenção de doenças. Chocolates, café e outros alimentos são os grandes vilões do organismo humano, por isso, uma boa dica para manter os ossos sempre fortes e saudáveis é manter uma alimentação balanceada. Para pessoas que tem alguma doença nos ossos, como a osteoporose, uma boa dica é não misturar alimentos que atrapalham a absorção do cálcio com os alimentos que são fonte do mesmo. Por isso, vamos listar aqui alguns dos alimentos que devem ser consumidos com segurança, para evitar a perda de cálcio.

Alimentos que roubam cálcio – Sal, café, refrigerante e chocolate

Alimentos que roubam cálcio Confira os Alimentos que roubam cálcio

Um dos alimentos que roubam o cálcio é o sal, isso porque o sódio encontrado nele, aumenta a excreção do mesmo. Uma boa dica é utilizar ao invés de sal, azeite, limão e outras especiarias. Já quanto o café, o ideal é evitar a ingestão de mais de 300 mg ao dia, o que corresponde a três xícaras médias da mesma. Isso porque a cafeína presente na bebida tem efeito diurético, o que faz com que o cálcio seja eliminado através da urina.

Cálcio

Confira mais

A ingestão de refrigerantes também deve ser evitada, já que a bebida é rica em fósforo, o que faz com que o corpo iniba a absorção de cálcio. Vale ressaltar que deve-se ter uma atenção especial com os refrigerantes de cola, porque além de fósforo, eles contêm cafeína, que ajuda que o corpo elimine cálcio através da urina. O chocolate é outro alimento que ajudam o corpo a roubar o cálcio, já que além de conter cafeína, o chocolate conta com ácido oxálico em sua composição, que aumenta a eliminação de cálcio através das fezes. Uma boa dica é consumir chocolates que tenham maior teor de cacau, porque eles ao menos têm ação antioxidante.

Conheça os Alimentos que roubam cálcio

Gorduras e alimentos com fitatos

Para manter os ossos sempre fortes e saudáveis, uma boa dica é evitar a ingestão de alimentos com fitatos, que aumentam a eliminação de cálcio pelas fezes. Mas isso não significa dizer que deve-se eliminar por completo a ingestão dos mesmos, já que estes alimentos são ricos em fibras que ajudam a manter o bom funcionamento do intestino. Para pessoas que já possuam alguma doença nos ossos, uma boa dica é ter uma alimentação com bastante vegetais, frutas e legumes, que garantirão o pH ácido no estômago. Deve-se evitar também a ingestão de um tipo de gordura específica, que faz com que o corpo elimine cálcio através das fezes. Os ácidos graxos saturados são encontrados em carnes gordurosas e na manteiga.

Alimentos que roubam cálcio - saiba mais

Excessos

Para manter os ossos sempre saudáveis, uma boa dica também é evitar o excesso de ferro, já que este mineral em excesso faz com que o nosso corpo não absorva o cálcio. Outra dica é evitar o excesso de proteínas, já que elas ajudam no aumento da eliminação do cálcio pela urina.

Pesquisar
Artigos Relacionados