Alimentos que podem substituir o leite

Alimentos que podem substituir o leite

Desde o nascimento somos apresentados à única fonte de alimentação por meses, o leite materno. Com o passar do tempo novos alimentos são acrescentados em nossa dieta, mas sem deixar o leite de fora. Quando crianças o ingerimos de forma bastante frequente seja acompanhado de café, achocolatados, cereais e com biscoito. Porém com o passar dos anos algumas pessoas acabam optando por excluir o consumo de leite de sua rotina, seja esta decisão causada por orientação médica ou pessoal – no caso de vegetarianos.

Procure um nutricionista para que ele o oriente quanto as substituições para sua dieta

Quando excluímos uma determinada classe de alimentos de uma só vez de nossa dieta, por exemplo, carboidratos, o nosso organismo acabará sendo privado de algumas propriedades presentes nos alimentos deste gênero e então poderá ter consequências para a saúde.

Alimentos que podem substituir o leite Alimentos para substituir o leite

Sendo assim os nutricionistas avisam que uma dieta deverá ser assinada por um profissional para que possam ser feitas as devidas substituições e que em seu corpo não exista a carência de proteínas e demais classes presentes em uma dieta equilibrada. Nos últimos anos tudo isso foi pensado pelas empresas alimentícias, uma vez que estão sendo produzidos leites de soja que contém as propriedades de um leite proveniente da vaca.

Substituindo o leite

Alimentos que podem substituir o leite

Há outros alimentos como, por exemplo, os derivados de leite como queijos e o iogurte que poderão ser ingeridos para suprir as necessidades de seu organismo por cálcio e demais nutrientes que compõem o leite. Outros alimentos que poderão se inseridos em sua dieta são: castanhas, grão de bico, gergelim, atum, quinoa, amaranto e vegetais verdes escuros.

Intolerância a lactose

Intolerância a lactose – como substituir o leite

Quem tem intolerância a lactose deverá frequentemente realizar exames para conferir qual está sendo a aceitação de seu organismo com as substituições do leite, uma vez que desde o nascimento esta é uma fonte de nutrientes para o corpo e também é indicado que a mãe alimente seu bebê com o leite materno durante tanto tempo quanto conseguir para que o bebê seja nutrido e crie anticorpos. A intolerância a lactose poderá ser temporária ou para a vida toda, independente de seu caso os sintomas que esta intolerância acarreta são os mesmos: diarréia, náuseas, cólica, inchaço abdominal e gases. Caso seu diagnostico seja de intolerância temporária você deverá deixar de consumir o leite e seus derivados por um período, caso seu diagnostico seja de algo prolongado deverá averiguar quais são as substituições a serem realizadas em sua alimentação. O vegetarianismo é uma opção das pessoas por deixar de consumir alimentos com procedência animal e em seu nível mais básico a pessoa vegetariana deixa de consumir a carne vermelha, na medida em que a pessoa deseja seguir a fundo a alimentação vegetariana o leite e seus derivados também são cortados da dieta.

Alimentação vegetariana

Faça a retirada gradual de alimentos ao fazer dietas ou seguir a alimentação vegetariana e faça as devidas substituições

Se você irá começar a seguir a alimentação vegetariana e quer que sua saúde não seja prejudicada por isso, indicamos que procure a ajuda de um nutricionista para montar seu cardápio fazendo as devidas alterações para que seu sistema não pereça por falta de nutrientes presentes nos alimentos que serão excluídos de sua dieta. É também indicado que a pessoa que irá começar uma dieta retire os alimentos de forma gradual e não corte de vez as carnes ou o leite, mas sim vá acostumando o corpo a não necessitar do alimento em questão. Além de, é claro, fazer as substituições devidas e consumir os alimentos que supram as necessidades de seu corpo.

GD Star Rating
loading...
Alimentos que podem substituir o leite, Nota: 4.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados