Alimentos que combatem o colesterol

links patrocinados

Alimentos que combatem o colesterol

O colesterol é um dos maiores vilões da saúde nos últimos anos. Embora seja um elemento essencial para nossa saúde – que, inclusive, é produzido por nosso próprio corpo -, o colesterol em taxas elevadas é o grande responsável por diversos problemas de saúde, principalmente no que diz respeito às doenças cardiovasculares. É importante ressaltar, antes de mais nada, que existem tipos diferentes de colesterol. O bom colesterol, inclusive, ajuda no combate ao colesterol ruim.

Grupos de colesterol

Alimentos que combatem o colesterol Colesterol

Os diversos tipos de colesterol se dividem em dois grupos principais, o HDL e o LDL. O HDL é comumente chamado de colesterol bom. Sua principal função é, exatamente, eliminar das artérias o excesso de outros tipos de colesterol, considerados ruins. Com isso, são retiradas do organismos as chamadas placas de gordura, que são responsáveis pelo entupimento de veias e artérias. O grupo LDL é o vilão da história, responsável por formar depósitos de gordura nos locais por onde o sangue passa. As substâncias deste grupo devem ser combatidas para a manutenção de uma vida saudável. Abaixo, conheça um pouco mais sobre os alimentos que combatem o colesterol.

Conheça os Alimentos que combatem o c

Alimentos que reduzem o colesterol ruim

O colesterol LDL é eliminado de nossos corpos com o auxílio de algumas substâncias, notadamente a vitamina E, o Ômega 3, o licopeno e outras. Portanto, alimentos ricos nestas substâncias são de extrema importância para quem deseja reduzir o colesterol. O Ômega 3 é encontrado principalmente em alguns tipos de peixes, como salmão, atum e bacalhau. O Ômega 3 age, principalmente, na redução dos triglicérides. As sementes de chia, que recentemente se tornaram uma verdadeira febre no Brasil, também ajudam a combater o colesterol, graças às suas grandes quantidades de Ômega 3 e fibras.

A vitamina E, por sua vez, pode ser encontrada em alimentos derivados da soja, como saladas com o grão, proteína texturizada e tofu. A ação da vitamina E se dá através do estímulo à produção de colesterol bom, que, por sua vez, ajudará a combater o mau colesterol.

O licopeno, por sua vez, é encontrado principalmente no tomate. Além de ser muito eficiente no combate ao mau colesterol, o licopeno também é muito recomendado na prevenção ao câncer de próstata.

Alimentos que combatem o colesterol - saiba mais

Alimentos que ajudam a combater o colesterol: as frutas

As frutas são as mais poderosas aliadas para quem deseja reduzir o colesterol ruim. O grupo das frutas cítricas, como laranja e limão, têm grandes quantidades de vitamina C, além das chamadas fibras solúveis. Outras frutas, como morango e ameixa – do grupo das frutas vermelhas – também auxiliam no combate ao mau colesterol, mas de outra maneira: estes alimentos são ricos em antioxidantes, que atuam na inibição da produção do colesterol ruim. O resveratrol, presente na uva, também é uma substância recomendada.

Confira os Alimentos que combatem o c

Atitudes complementares

A alimentação é um ponto-chave para reduzir o colesterol. Contudo, não podemos dizer que uma alimentação saudável é suficiente. Quem deseja reduzir o colesterol também deve adotar uma rotina ativa, pois o sedentarismo reduz os níveis de bom colesterol em nossas correntes sanguíneas.

Pesquisar
Artigos Relacionados