Alimentos que ajudam na cicatrização

links patrocinados

Alimentos que ajudam na cicatrização

Ao longo da vida em algum momento as pessoas podem precisar passar por cirurgias, sejam pequenas ou grandes, em todas elas um dos períodos de maior cuidado é o pós operatório, período da cicatrização. E nessa etapa todo cuidado é pouco, pois além de todos os medicamentos receitados pelo médico para acelerar o processo, você também deve manter os cuidados a risca. Mas para ajudar na melhora dessa cicatrização, alguns auxílios podem ser encontrados nos alimentos. Isso mesmo, uma alimentação adequada pode ajudar seu corpo a se curar mais rápido, confira quais são os alimentos que ajudam na cicatrização.

A importância dos alimentos na cicatrização

Os principais alimentos a serem ingeridos nesse período são aqueles que tem grande incidência de zinco, ferro, aminoácidos, proteínas e vitaminas.

Alimentos que ajudam na cicatrização Cicatrização

Eles colaboram para o crescimento de novas células, e para sua multiplicação mais acelerada, contribuindo para a reconstrução dos tecidos lesionados. É por isso que a cicatrização vai ser mais rápida e sem complicações.
Ao todo são três etapas nesse processo, começando com a fase da inflamação, na qual você deve investir em alimentos ricos em vitamina k. Depois é a proliferação, agora os principais alimentos a serem consumidos, são proteínas, zinco, ferro vitamina C.
E por ultimo na remodelação, os principais alimentos são aqueles com proteínas, vitaminas e carboidratos.

Frutas e verduras que ajudam na cicatrização

Frutas e verduras que ajudam na cicatrização

A maior pressa de quem precisou passar por uma cirurgia, é sem dúvidas a cicatrização, pois os ferimentos além de incomodar, provocar dores, podem trazer outras complicações se não cicatrizados no tempo certo. Dessa forma fazer uma dieta adequada na alimentação pode ajudar você a chegar aos resultados desejados antes do que se imagina.
A primeira dica é ingerir preferencialmente os alimentos que são possuem maior presença de nutrientes, enquanto que se possível extinguir da alimentação o que é industrializado.
Para começar durante esse período enriqueça sua alimentação com frutas cítricas, de preferencia aquelas com bastante vitamina C, e com betacaroteno que tem ação antioxidante são excelentes opções para você, pois elas contribuem para que cada vaso sanguíneo fique mais resistente e atua estimulando ainda mais a produção de colágeno.
Por isso, use e abuse, do kiwi, melão, goiaba, abacaxi e morango.

Frutas e vitaminas

Frutas e vitaminas

Outra opção ainda no mundo das frutas, são as vermelhas, elas contam com flavonoides, que são importantes para combater as inflamações.
Você deve também ingerir alimentos ricos em vitaminas K e A. Quanto aos alimentos com vitamina A, cenoura, espinafre, brócolis, folhas verdes, gema de ovo e fígado.
Além disso, os alimentos com vitamina K, espinafre, couve, óleo vegetal e fígado são muito importantes.

Alimentos cicatrizantes

Outros alimentos cicatrizantes

Investir na semente de chia e na linhaça é também uma alternativa apropriada para o momento. Trata-se de alimentos com riqueza de ácidos graxo, o ômega , um estimulante do imunidade do organismo, além de ajudar a reduzir o processo inflamatório.
Outros alimentos importantes para a dieta nesse momento, é a couve, repolho e o brócolis. Além da ação antioxidante, eles contam com a presença de enxofre bioativo, um forte auxiliador do fígado no processo de desintoxicação. O que contribui com o organismo que está recebendo medicamentos contra infecção ou inflamação.

Pesquisar
Artigos Relacionados