Alimentos que ajudam a parar de fumar

Alimentos que ajudam a parar de fumar

O tabagismo é um dos grandes problemas atuais da humanidade. Embora saibam dos malefícios trazidos pelo cigarro, os fumantes costumam encontrar muitas dificuldades para abandonar de vez o vício. Muito do “sucesso” do tabaco se deve às antigas noções criadas em torno do cigarro. Na década de 1970, por exemplo, o cigarro era associado ao glamour e elegância.

Esta visão já foi completamente destruída nos anos seguintes, principalmente a partir da década de 1990. Hoje, o cigarro é reconhecido como um dos maiores males de nossos tempos, causando desde pequenos incômodos, como mau cheiro, até doenças graves. O cigarro tem um potencial de vício extremamente alto, sendo reconhecido como uma das drogas mais difíceis de serem abandonadas. Por isso, quem deseja parar de fumar precisa atacar o problema em diversas frentes: é preciso ter o apoio da família e dos amigos, além de evitar bebidas que aumentam a vontade de fumar, como café e bebidas alcoólicas. Em alguns casos, também podem ser utilizados adesivos contra a nicotina. Outro fator que pode auxiliar quem deseja parar de fumar é a alimentação.

Alimentos que contribuem para parar de fumar

Alimentos que ajudam a parar de fumar Conheça os Alimentos que ajudam a parar de fumar

Muitos alimentos ajudam a parar de fumar por não combinarem com o cigarro. O café, por exemplo, deixará o gosto do cigarro mais atraente para os fumantes. Por outro lado, o leite e seus derivados deixam o gosto do cigarro mais amargo, diminuindo a vontade de fumar. Em suas tentativas para largar o vício, alguns fumantes costumam mergulhar um cigarro no leite, tentando fumá-lo depois que estiver seco. Estes alimentos também são ricos em vitamina B, que torna o processo de eliminação da nicotina mais rápido.

Alimentos que ajudam a parar de fumar - saiba mais

Vegetais

Alguns vegetais atuam como o leite para deixar o gosto do cigarro mais amargo. É o caso de alimentos como pepino, cenoura, brócolis e aipo. No caso da cenoura, além de o gosto do cigarro ficar pior, há também a contribuição da vitamina A, que protege os pulmões.

Nos primeiros dias, também se recomenda a ingestão de sal quando o fumante sentir vontade de acender um cigarro. O sal diminui a vontade de fumar, por não combinar com o gosto do cigarro. Obviamente, ingerir sal puro com regularidade não é uma prática saudável, mas é aceitável quando o indivíduo começa a tentar parar de fumar.

Conheça os Alimentos que ajudam a parar de fumar

Alimentos que devem ser evitados por quem deseja parar de fumar

Assim como há alimentos que ajudam a parar de fumar, também há aqueles que devem ser evitados neste momento. A glicose aumenta, naturalmente, a vontade de fumar. Por isso, pelo menos nos primeiros dias, é interessante evitar alimentos com um tom adocicado, como feijão e milho. O café as bebidas alcoólicas em geral devem ser deixados de lado por um tempo, além de refrigerantes, chicletes, balas e doces em geral. O gosto doce costuma combinar com o sabor do cigarro, portanto, estes alimentos podem aumentar a vontade de fumar.

Parar de fumar

Dicas de alimentação

Muitos fumantes acendem um cigarro para driblar a fome. Por isso, é importante estar sempre saciado quando estiver tentando largar o vício. Algum ganho de peso é natural nas primeiras semanas, mas isso poderá ser facilmente controlado posteriormente.

GD Star Rating
loading...
Alimentos que ajudam a parar de fumar, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados