Alimentos orgânicos

links patrocinados

Alimentos Orgânicos

Alimentos Orgânicos

Consumir alimentos orgânicos produzem mais benefícios para saúde

Os alimentos orgânicos

são conhecidos pelo fato de não utilizarem fertilizantes, agrotóxicos, modificações genéticas, entre outros elementos que poderiam fazer com que estes perdessem valor nutritivo. Ao contrário, os alimentos orgânicos são criados fora deste meio e também podem ser chamados de agricultura sustentável.

A ideia que move essa produção é a de que, em solos que não são modificados pelos homens, a produção dos alimentos orgânicos se torna mais pura e saudável para consumo. Dessa forma, alimentos orgânicos se ligam diretamente ao desenvolvimento humano sustentável, compondo uma das formas buscadas para a melhoria da qualidade de vida do ser humano a partir do que ele pode comer de mais saudável.

É errado pensar que a industrialização de alimentos inviabiliza a produção de alimentos orgânicos e os limita à pequena produção de agricultura para sustento próprio. Pelo contrário, há um interesse crescente nestes alimentos orgânicos, que são cultivados com um cuidado muito maior para que seja possível seu desenvolvimento sem ataques de pragas ou outros problemas, que geralmente são protegidos nos alimentos comuns através de agrotóxicos.

O consumo de alimentos orgânicos beneficia as gerações seguintes

Saude dos Alimentos Organicos

Além da própria alimentação saudável, o cultivo de alimentos orgânicos não é prejudicial ao solo, colaborando para que ele seja reaproveitado para as próximas gerações. A agricultura orgânica também auxilia no meio ambiente, visto que não realiza mudanças em grande escala, evitando erosão do solo, protegendo a qualidade da água e melhorando a saúde dos próprios agricultores.

O consumo de alimentos orgânicos também favorece pequenos agricultores, que, por conta da produção em pequena escala, possui melhor cuidado com a agricultura, promove uma maior diversidade de alimentos, além de preservar pequenas culturas e rejeitar agrotóxicos que estão presente em produtos e podem causar prejuízos próprios a longa data.

O consumidor deve estar atento a fraudes

Producao de Alimentos Organicos

Muitas controvérsias sobre os benefícios para a saúde causados pelos alimentos orgânicos ocorrem por conta de muitos produtos que são vendidos sob essa marca mas ainda assim produzem agrotóxicos e outros elementos que fazem com que o alimento perca credibilidade.

Neste caso, o interesse do vendedor é fornecer um produto comum por um preço superior. Isso se dá porque a produção de um alimento orgânico, por se tratar de algo mais artesanal e cuidadoso, gera um custo maior, chegando ao consumidor com um preço diferenciado evidente em relação a outros produtos. Portanto, vender produtos comuns sob a premissa de produtos orgânicos torna-se uma forma de lucro para grandes agricultores.

A adesão ao consumo de alimentos econômicos possui impacto econômico

Alimentos Organicos no Brasil

O consumo de alimentos orgânicos deu origem nos Estados Unidos aos chamados homegardeners. que buscam produzir o próprio alimento, para não se preocuparem com com a ingestão de produtos com agrotóxicos. O conhecimento próprio dos produtos ingeridos, além de transmitir segurança ao consumido, serve para maior divulgação para outras pessoas sobre a importância dos alimentos orgânicos.

No entanto, quando feitos com o intuito de comercialização, é inevitável que os produtos orgânicos saiam com valores mais altos, comparados aos comuns, para aquelas pessoas que possuem interesse neste produto, mas não possuem possibilidade de cuidá-los em casa.

Escolha dos Alimentos Organicos Comidas Organicas

Pesquisar
Artigos Relacionados