Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Alimentação saudável aumenta expectativa de vida

Que a alimentação saudável é muito importante para o bem-estar, todos sabem. No entanto, com o estresse e a correria do cotidiano, nos falta tempo para sequer reconhecer quais são os hábitos de uma alimentação saudável. Nem ao menos conseguimos compreender como e por quê ela afeta nossa vida a longo prazo.

Todo tipo de alimento se trata de uma fonte de energia necessária para alguma parte do sistema humano. Ter uma alimentação saudável significa então prover as quantidades necessárias de cada alimento para que todo o organismo possa funcionar corretamente. A alimentação saudável deve ser um hábito voltado para o interesse na saúde, acima de valores estéticos ou outros.

A pirâmide alimentar aponta qual é a melhor forma de alimentação saudável

A chamada pirâmide alimentar consiste em uma classificação dos alimentos através de um esquema gráfico que aponta o que e quanto se deve consumir de cada tipo de produto. Observa-se quatro níveis dentro da pirâmide alimentar, que ficam divididos em oito grupos de tipos de alimentos.

Alimentos Saudaveis

O primeiro nível, a base, se trata dos carboidratos. Pão, arroz, massas etc. São essas as fontes necessárias para energia e de fibras para o corpo. O segundo nível possui dois tipos: as frutas e as hortaliças. O segundo nível requer uma grande variação de alimento, pois, diferente da fonte de carboidratos que pode ser encontrada em qualquer um dos alimentos de primeiro nível, no segundo nível, cada um possui uma função diferente.

Isso significa que cada fruta ou hortaliça auxilia em uma parte do organismo diferente. Frutas são ricas em vitaminas, como por exemplo a laranja, que possui vitamina C. Ainda no segundo nível da pirâmide que mostra a alimentação saudável, se encontram as fontes de sais minerais, também nas frutas e hortaliças. Daí a importância da alimentação saudável.

Tanela dos alimentos

Ao observar o terceiro nível, encontramos as carnes, as leguminosas, e o leite com seus derivados. Essas são as fontes usadas para proteínas e enzimas. Aqui se encontram também os compostos para o sistema imunológico do corpo. O leite já é uma fonte de cálcio, fortalecendo ossos, além de auxiliar o sistema nervoso.

No quarto nível, o topo da pirâmide da alimentação saudável estão os açucares e óleos. Eles possuem o menor valor nutritivo, sendo que não colaboram para o organismo se ingeridos em grandes quantidades, podendo ser prejudiciais.

Como ter uma alimentação saudável

Legumes para Alimentacao Saudavel

Ter uma alimentação saudável significa ter uma refeição ampla. É necessário comer de tudo um pouco. O organismo requer que forneçamos fontes de alimentos para todas suas funções, caso contrário, ele se torna enfraquecido. A recomendação geral de nutricionistas é para alimentações em pequenas porções, de três em três horas, variando os tipos, para que o organismo possa absorver todas as proteínas, carboidratos, vitaminas etc. No entanto, nutricionistas devem ser mais específicos sobre como é a alimentação saudável individualmente.

A alimentação cura ou ameniza diferentes tipos de doenças

Ao pensar em prevenir enfraquecimentos, não pode-se esquecer que a alimentação saudável é importante para a melhoria de enfermidades. Pessoas com problemas nos ossos devem tomar leite, resfriados e outras pequenas doenças por questão de sistema imunológico requerem vitamina C. Outras questões importantes são: alimentar-se devagar, para que o sistema possa absorver ao máximo o que é consumido e também beber muito líquido, afinal, água também faz parte de uma alimentação saudável.

Cuidados com alimentacao Alimentacao com mais proteinas

GD Star Rating
loading...
Alimentação Saudável , Nota: 5.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados