Alergia na Pele

Alergia na Pele

Alergia na Pele

Quem nunca se deparou com vermelhidão, coceira, descamação ou bolhas na pele alguma vez? Certamente a maioria das pessoas, pois a alergia na pele, ou dermatite, é bastante comum no cotidiano da população. Isso acontece porque o organismo reage através da sua pele para avisar da rejeição de algo que provavelmente tenha ingerido, encostado ou inalado, ou seja, ele demonstra a hipersensibilidade a alguma coisa por causa de algum elemento ou produto específico ou em decorrência de outra alergia.

Se esse é seu caso e se elas forem recorrentes o melhor é procurar um médico dermatologista, que tem como especialidade tratar da pele e pode diagnosticar o quanto antes, ou através de experiência ou através de exames laboratoriais, que tipo de alergia ocorre, qual é o agente causador e as precauções a serem tomadas.

Tipos de Alergias de Pele

Tipos de Alergia

As estações climáticas são um problema para a pele de quem tem doenças ligados ao sol e ao pólen. Quem possui alergias, por exemplo, deve se preocupar quando chegam a primavera e o verão. Existem dois tipos, são eles: a alergia de contato e a atópica. A alergia de contato é causada por produtos que as pessoas tenham contato, como borracha, tinta de cabelo e essas substâncias podem ser encontradas em creme ou protetores solares. Já a alergia atópica é uma doença que vem acompanhada da inflamação da pele, o que provoca coceiras e lesões. É diferente porque se trata de uma doença hereditária, sendo comum um dos pais ou ambos sofrerem de algum tipo de doença alérgica como asma ou rinite alérgica. Em geral, que tem a alergia do tipo atópica tem mais alergia e por mais tempo de vida por se tratar de um processo mais complexo.

A Pele protege o organismo

Pomadas para Alergia

É importante esclarecer que a pele é um órgão de nosso corpo constituído de três camadas: a epiderme (camada mais externa), a derme (camada intermediária) e o tecido subcutâneo (camada mais profunda). Além de ser sensível a estímulos sensoriais, de regular a temperatura corporal e de sintetizar vitaminas, a pele bloqueia agressões de agentes externos e de microorganismos, além de preservar o corpo contra a desidratação, pois as glândulas sebáceas evitam a evaporação da água. Ou seja, a pele funciona como um grande protetor do nosso organismo não é apenas um invólucro para o corpo, por isso requer também muitos cuidados.

Cuidados com a Alergia na Pele

Creme para pele

Nos casos de alergia na pele o doente deve evitar ficar coçando e arranhando a área já prejudicada, pois essa atitude evita lesões e machucados, garantindo que não irá piorar o quadro por conta de inflamações que podem ser geradas se a pele for ferida.

Fatores que podem agravar a lesão na pele com alergia

Quando se detecta que trata-se de uma alergia na pele é importante identificar e afastar elemtentos que podem agravar a situação como: atrito, suor, transpiração, poeira, roupas sintéticas ou de lã, sabão, detergentes, cosméticos, variações extremas de temperatura, infecções cutâneas, alguns alimentos e até mesmo estresse emocional.

Como tratar as Alergias Lesoes na pele

GD Star Rating
loading...
Alergia na Pele, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados