Alcoolismo – Tratamento do Alcoolismo

links patrocinados

Alcoolismo - tratamento do alcoolismo

Alcoolismo – Tratamento do Alcoolismo

O que é alcoolismo?

O alcoolismo é a patologia sofrida por aquele que consome consistente e/ou excessivamente bebidas alcoólicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defini que o consumo de 3 doses diárias de álcool por dia para homens e 2 doses para mulheres é considerado alcoolismo. Mas a mesma organização afirma que o uso do álcool não é recomentado nem em pequenas doses para mulheres grávidas ou tentando engravidar, pessoas que irão dirigir, que usam medicações controladas, alcoólatras em recuperação e menos de 18 anos .

Apesar destes números, o beber moderadamente é muito debatido pelos especialistas da saúde, pois pequenas doses da substância causam bastante prejuízo para saúde. O National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) diz que beber moderadamente é não causar prejuízos ao individuo e a sociedade, mas afirma que esta definição pode ser problemática, já que é difícil definir quais prejuízos devem ser levados em conta, pois o consumo de álcool pode trazer malefícios de inúmeras formas.

O alcoolismo e seus malefícios

Tratamento Alcoolismo

O álcool causa alterações em todo o corpo humano. Como ele é rapidamente absorvido pelo estômago e duodeno, em instantes cai na circulação sanguínea. Ele precisa passar várias vezes pelo estômago para ser completamente metabolizado, por isso, circula por vários órgãos do corpo, causando prejuízos em uso contínuo. Um copo de vinho demora cerca de uma hora para ser completamente metabolizado pelo fígado, ou seja, caso tome mais de um copo, o álcool ficará no organismo por horas e não existe nenhuma outra substância que acelere este processo.

Cuidados com Alcoolismo

O problema das bebidas alcoólicas é que elas possuem substância extremamente tóxica para o corpo humano, que é o álcool etílico. Uma lata de cerveja, por exemplo, possuem cerca de 10g de álcool etílico. Os órgãos mais afetados pelo consumo da bebida alcoólica é esôfago, estômago, intestino delgado, cérebro, fígado, coração, rins, fígado e a mucosa bucal.

Tratamento do alcoolismo

O número de dependentes do álcool tem crescido significantemente no país. Hoje, cerca de 13% da população masculina brasileira sofre com o problema. A dependência do álcool causa danos sérios a saúde, além de problemas cognitivos, já que o álcool atua de forma direta no cérebro.

Bebidas Alcoolicas

As pessoas continuam bebendo procurando atenuar os sintomas provocados pela abstinência que a própria substância causa. A intoxicação alcoólica causa desconfortos como fortes dores de cabeço, vômito, tontura, dor de barriga e etc. A pessoa que quer parar de beber precisa primeiramente procurar uma ajuda médica. O médico irá informar quais são as melhores opções e analisará o nível de dependência do alcoólatra. A mudança de hábitos e de grupo de amigos é preciso, já que viver na mesma rotina, com os mesmos amigos que vivem no bar, não colabora para a mudança de postura do doente.

Realidade do álcool

Pesquisa recente da OMS diz que o álcool mata mais que a AIDS, que a violência e a tuberculose. Ao todo são cerca de 2,5 milhões de pessoas que morrem no mundo por causa do álcool. Número alarmante e preocupante.

Tratamentos para alcoolicos Problemas com alcool

Pesquisar