Água Destilada

links patrocinados

Água Destilada

Água Destilada

Água destilada é qualquer tipo de água que tenha passado por um processo de purificação, mais conhecido como destilação – condensação do vapor d’água obtido pela ebulição ou evaporação. O princípio básico é que líquidos impuros que tenham produtos químicos fervam a uma temperatura inferior à da água pura e sejam descartados.

A água que bebemos é do tipo filtrada, mas não totalmente pura. Geralmente a água destilada, que só contêm moléculas de água, é usada em consultórios médicos, laboratórios ou nas indústrias, como reagente ou solvente, nas baterias dos automóveis e nos ferros a vapor.

Importância da água destilada

Apesar de a água destilada ter a pureza como seu elemento principal, não se pode garantir que qualquer elemento em contato com a atmosfera seja 100% puro, pela presença de dióxido de carbono e outros gases.

Mesmo com algumas controvérsias sobre o consumo desse tipo de água, não há restrições se ela contiver os íons necessários para a sustentação do organismo humano. No entanto, não há muitos estudos conclusivos que comprovem que esse tipo de água traga benefícios à saúde. Em alguns casos é possível que o consumo exagerado desse tipo de água cause carências iônicas e de minerais, com efeitos ao corpo como diarreias e náuseas, a depender de quais alimentos consumidos e suas substâncias.

Qual é a diferença entre água destilada e água deionizada?

Mesmo com características semelhantes, como a retirada de substâncias minerais, a água destilada e a deionizada possuem características bem distintas.

Você sabe qual é a diferença entre água destilada e água deionizada?

A deionização é o processo de remoção de íons, parcialmente ou totalmente, no entanto esse tipo de água ainda retêm as cargas orgânicas e inorgânicas que indicam que o líquido não é puro.

Já a água destilada não contêm esses elementos, a parte inorgânica é eliminada durante a destilação e fica quase sempre pura, com ph em torno de 7.

Ou seja, a principal diferença entre água deionizada e destilada são os seus processos de purificação e o seu grau de pureza. No final das contas, a água destilada é o tipo mais puro de líquido que se pode obter.

Como fazer água destilada de maneira simples

Não consumir água destilada pelo preço ou falta de produtos de qualidade não é mais uma desculpa. É possível destilar qualquer tipo de água dentro de casa. Uma maneira simples e prática de realizar o processo de purificação é usar uma panela de inox e uma tigela.

As pessoas utilizam esse método para consumo próprio, na limpeza, para regar plantes ou dar de beber aos animais. Confira um passo a passo para destilar água de maneira simples sem sair de casa.

Encha uma panela inox até a metade. Use um modelo com capacidade grande para economizar tempo.

Coloque uma tigela de vidro dentro da panela com água e espere que ela flutue (é imprescindível para o processo seguinte que ela flutue).

Essa água que futuramente será coletada pela tigela, deve estar quente, mas não fervendo. Se isso acontecer abaixe o fogo.

Inverta a tampa que cobre a panela e preencha-a totalmente com gelo.

Ferva a água que está na panela. A medida que isso acontece o vapor sobe e se condensa ao tocar na tampa gelada. As gotas formadas pela condensação cairão dentro da tigela.

Deixe que o processo continue até que a tigela esteja cheia de água destilada.

Deixe a água destilada esfriar antes de armazená-la.

Pesquisar
Artigos Relacionados