Acupuntura – Pontos e Cursos de Acupuntura

Acupuntura - pontos e cursos de acupuntura

Acupuntura – Pontos e Cursos de Acupuntura

Trata-se de um tratamento através da introdução de agulhas que ressaltam pontos que ocasionam dores nas pessoas. Algumas doenças também se manifestam através de alguns pontos do nosso corpo, e com a introdução de agulhas é possível ativa-los e conseguir a cura. Esta técnica pertence à Medicina Tradicional Chinesa e é considerado um tratamento complementar de saúde.

Após um diagnóstico que determina o que a pessoa tem e quais pontos do corpo foram afetados, começa o tratamento através de agulhas. Os pontos que deverão receber as agulhas são chamados de Acupontos, esses pontos possuem linhas que se refletem nos diversos sintomas que podem estar afligindo o individuo. Além da introdução de agulha podem ser usadas outras técnicas que servem também para ativar os pontos, sendo elas a introdução de calor nos pontos, a auriculoterapia e a eletroacupuntura.

Pontos para Acupuntura

A acupuntura basicamente trata os problemas de dentro para fora, alinhando mente e corpo. Todas as formas utilizadas para tratar os problemas se utilizam primeiramente da mente do paciente, que em desequilíbrio com o mundo externo ou interno acaba desenvolvendo anomalias e dores.

As técnicas de acupuntura podem envolver massagens, cristais, moedas, pentes e ossos, a estrutura das realizações é basicamente a mesma desde os primórdios e por mais que haja a incorporação de tecnologias para ativar os pontos, essas tecnologias vêm somente para ressaltar os procedimentos que já eram utilizados na medicina chinesa.

Inserção de Agulhas

Acupuntura no Brasil

Os pontos ou acupontos estão dispostos sob a pele e para que as agulhas os atinjam sem prejudicar o paciente são realizados procedimentos de inclinação. O tratamento não possui um tempo predeterminado, porque o paciente precisa expor seu lado emocional, precisa se equilibrar para que as agulhas ajam em conjunto e isso pode levar meses e até anos. As maneiras de se colocar as agulhas podem variar devido a espessura da pele e o ponto a ser trabalhado.

Quando introduz a agulha o profissional se depara com variações nos pontos. Dentre as variações podem acontecer que haja locais em que a pele se apresente em excesso com dificuldade de manusear a agulha, nesse caso o profissional estimula com menos vigor, já em aspectos mais vazios da pele tendem a necessitar de entradas e retiradas, porém a agulha não é totalmente retirada e sim são dados apenas pequenos solavancos.

Acupuntura no Brasil

Como funciona a Acupuntura

A acupuntura inicialmente não era vista com bons olhos no Brasil, trazida ao país na década de 80 por imigrantes japoneses, se restringia ao uso somente dentro das colônias. Embora as técnicas fossem utilizadas na clandestinidade, muitas pessoas passaram a procurar os profissionais e a técnica acabou sendo utilizada por pessoas de todas as nacionalidades. A população em geral, passou a comprovar os efeitos da acupuntura e estudos realizados a cerca das técnicas comprovaram cientificamente sua eficácia.

Em 1985 passou a ter o aval para a prática livre através do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais e mais tarde, em 1995 teve o aval do Conselho de Medicina. A acupuntura atualmente é muito difundida no Brasil e embora não seja regulamentada, pode ser exercida livremente por profissionais das áreas de Terapia Ocupacional.

Pratica da Acupuntura Tipos de Acupuntura

GD Star Rating
loading...
Acupuntura - Pontos e Cursos de Acupuntura, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


5 comentários em "Acupuntura – Pontos e Cursos de Acupuntura"

  1. Giovane 11/11/2008 às 08:22

    A ACUPUNTURA PODE TRAZER ALGUM PROBLEMA? SE PODER ME AVISEM Q EU VO FAZER

  2. Rogério Taz 11/11/2008 às 08:21

    Qdo faço acupuntura me sinto outra pessoa, eh uma tecnica dos deuses, mto bom

  3. João Severino 11/11/2008 às 08:19

    A acupuntura me ajudou muito com alguns problemas que tinha frequentemente, adoro a acupuntura

  4. Marlene 17/10/2008 às 13:22

    mas pra exercer a acupuntura precisa ter registro né

  5. Marlene 17/10/2008 às 13:21

    sempre que posso faco acupuntura , pra mim é relaxante e muito bom