Ácido Fólico

links patrocinados

Ácido Fólico

Ácido Fólico

Sobre o Ácido Fólico

O nosso organismo necessita de vitaminas, minerais e outros nutrientes para poder funcionar normalmente. Mas, muitas vezes, nós não sabemos quais nutrientes precisamos e nem a função que eles têm. O ácido fólico é um dos componentes necessários, mas que geralmente nunca ouvimos falar.

O ácido fólico também é conhecido por folacina, ácido pteroil-L-glutâmico, vitamina M ou vitamina B9. Resumindo, ele é uma vitamina que se dissolve quando em contato com água e ele é necessário para a formação das proteínas estruturais e para a hemoglobina, o pigmento do sangue.

A vitamina B9 é encontrada em vísceras de animais, verduras verdes, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Porém, ele é perdido quando fica conservado em temperatura ambiente e quando o alimento é cozido.

O Brasil tem uma lei específica para a vitamina B9. Ela regulamenta que toda farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico para evitar anemia nas crianças.

Benefícios do Ácido Fólico

A vitamina B9 tem algumas vantagens. Dentre elas, estão a eficácia em tratamento de anemias, manutenção de espermatozoides saudáveis, ajuda a manter a gravidez saudável, reduz o risco de mal de Alzheimer, evita doenças cardíacas e derrame cerebral (AVC) e ajuda a controlar a hipertensão.

No caso da gravidez, a mulher que possui ácido fólico em quantidade suficiente previne defeitos de nascença no cérebro do bebê e também que ele nasça com problemas na coluna vertebral, como a espinha bífida.

Sintomas da falta do Ácido Fólico

A pessoa que tiver níveis baixos de vitamina B9 provavelmente terá anemia, anorexia, apatia, problemas digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.

Já quem tiver níveis muito altos da vitamina sentirá euforia, excitação e hiperatividade.

Vitamina B12 - alimentos com Vitamina B12

Vitamina B12 – alimentos com Vitamina B12

A vitamina B12 é uma substância solúvel na água que se encontra presente no nosso organismo. Ela é capaz de trazer vários benefícios para a nossa saúde, além de ajudar no desempenho das nossas atividades diárias.

Entre os muitos benefícios que a vitamina B12 proporciona podem-se destacar as seguintes:

É fundamental para as atividades das células nervosas; reprodução do DNA (material genético das células) e responsável pela produção de uma substância chamada SAM (S – adenosil – L – metionina) que afeta e controla diretamente o nosso humor.

Como a vitamina B12 age no organismo humano

Juntamente com a vitamina B6 e com o ácido fólico, a vitamina B12 controla o excesso de hemocisteína (aminoácido presente na corrente sanguínea) que em demasia pode causar danos à saúde. Além disso, essa vitamina B12 também é responsável pela formação das hemoglobinas (proteína com íons metálicos responsável pela oxigenação no sistema circulatório).

A ausência de hemoglobina em nosso sangue pode causar anemia que, se não for bem cuidada trás sério risco à saúde, como por exemplo, o desenvolvimento da leucemia, mais conhecida como câncer no sangue.

Onde e possível encontrar a vitamina B12

A vitamina B12 existe em maior quantidade no reino animal, portanto as suas principais fontes são as carnes, destacando as que são vermelhas; o leite e seus derivados; e os ovos. As pessoas que são parcialmente vegetarianas, ou seja, as ovolactovegetarianas, não precisam se preocupar, pois apenas com o consumo dos ovos e do leite, o organismo consegue suprir a falta da vitamina B12.

Já no caso dos indivíduos que são totalmente vegetarianos e, que, portanto, não consomem nem as carnes, nem os ovos e nem o leite e seus derivados devem procurar orientação médica. Pois, geralmente é-lhes orientado um suplemento de vitamina B12 que pode ser consumido via oral, em forma de cápsulas, ou ainda, através de injeções, a fim de suprir as carências no organismo.

A vitamina B12 também pode ser encontrada no levedo de cerveja, cereais integrais, vegetais verdes, batatas e peixes.

Carência da vitamina B12 no organismo

A deficiência dessa substância no organismo origina percas de energia e no desempenho físico. Por exemplo, quem pratica regularmente exercícios físicos, como é o caso dos atletas, necessita de doses extras no organismo para que possam ter um maior desempenho em suas rotinas.

Outras características que podem ser observadas devido à falta dessa substância é a perda de memória, fadiga mental e física, fraqueza muscular, etc.

A vitamina B12 auxilia na produção de energia através do consumo de proteínas, carboidratos e gorduras. Além disso, auxilia na formação das células vermelhas no sangue e no equilíbrio do nosso sistema nervoso. Geralmente o organismo consegue armazenar grandes quantidades dessa sustância e o que representa o excesso é excretado pela urina.

Fotos

Confira Fotos sobre Vitamina B12 – alimentos com Vitamina B12:

Alimentos Vitamina B12 Cápsulas Vitamina B12 - alimentos com Vitamina B12 Comidas Vitamina B12 Função Vitamina B12

Pesquisar
Artigos Relacionados