Vitamina é opção saudável de refeição completa

links patrocinados

Vitamina é opção saudável de refeição completa

Para quem está controlando a alimentação, as vitaminas a base de frutas e leite são uma excelente de refeição completa. Quando combinadas a aveia e outros grãos como a chia e a linhaça, se tornam refeição que possuem valores nutricionais semelhantes a um prato equilibrado. Ainda, elas são ideais para serem ingeridas no café da manhã no lanche da tarde.

O indicado é que o consumo seja feito logo apos o preparado, uma vez que o corpo faz a maior absorção das vitaminas e minerais. Já nos casos em que a vitamina é consumida muito tempo após o preparo, é possível que ocorra a diminuição de nutrientes e a coloração seja afetada pela oxidação dos alimentos.

Para quem utiliza frutas cítricas, o indicado é acrescentar mal, que acaba diminuindo a acidez da vitamina e deixando ela mais cremosa. Para quem está fazendo dieta, o recomendado é usar leite desnatado.

Aqueles que desejam que a vitamina seja um alimento completo precisam ter em mente quais são as opções de frutas e ainda quais os nutrientes de cada uma. O ideal é escolher frutas que tenham propriedades e vitaminas diferentes. como combinar vitamina A, B,C, e D.

Outras receitas ainda possuem propriedades que buscam estimular o intestino, como a adoção de iogurte e aveia. Nesta casso, a pessoa pode fazer uma vitamina com morangos, melão amarelo, iogurte natural, aveia e folhas de hortelã.

Antes de preparar a vitamina é muito importante saber escolher as frutas. Escolha sempre frutas que estão sadias e estão em época, com isso você garante alimentos ricos em nutrientes e com pouco agrotóxico. Lave bem a fruta antes de cortada. Em alguns casos, coloque de molho em água com vinagre.

Para o preparo, corte as frutas maiores em cubos, como melão, melancia, abacaxi. Já frutas pequenas, como morango e amoras podem ser colocadas inteiras. Retire sempre o caroço antes de bater no liquidificador. Não coe a vitamina, com isso você garante mais fibras. Se quiser uma bebida mais refrescante, bata cubos de gelo junto.

CGPAN Vitamina A

CGPAN Vitamina A

Sobre a CGPAN Vitamina A

Cuidar da alimentação soa clichê em alguns momentos. Sempre ouvimos pelos médicos, em matérias de revista, rádio, televisão e internet que a alimentação é muito importante para a saúde do nosso corpo, e que comer bem pode evitar e até mesmo curar alguns tipos de doença.

A ‘boa alimentação’ se refere a fazer refeições que contenham boas porções diárias de frutas, legumes, verduras, cereais e baixíssimas porções de açúcar, fritura e carboidratos. Estes últimos são os grandes vilõess da dieta equilibrada, porque a maioria das pessoas não consegue abdicar de pão, massas, chocolates e etc.

O problema de se comer mal é que isso pode vir a prejudicar a saúde das pessoas, sendo causadora de doenças como anemia, desnutrição e falta de vitamina A no organismo (o que é muito perigoso).

CGPAN

Para cuidar da alimentação do brasileiro e fazer com que ele leve a sério essa parte que é tão importante em qualquer tratamento médico é que a Coordenação Geral de Política de Alimentação e Nutrição, a CGPAN, está formulando programas para implementar nos estados e municípios parceiros da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) normas da boa alimentação.

Todas as normas estabelecidas pela CGPAN são para evitar que o brasileiro desenvolva problemas de saúde relacionados à má alimentação. Um destes problemas é o déficit de vitamina A no organismo. Esse déficit é considerado a maior deficiência nutricional existente nos países subdesenvolvidos.

Problemas causados pela falta de vitamina A

A constante falta de vitamina A no organismo humano pode causar cegueira. O pior é que essa deficiência é, ainda, a maior causa de cegueira que poderia ser evitada ao redor do mundo todo. Além disso, a falta de vitamina A está associada ainda a 23 % dos casos de morte de crianças por diarreia.

O lado bom é que essas doenças podem ser evitadas comendo alimentos que contenham o nutriente. Os médicos recomendam que as mulheres devam ingerir 700 microgramas de vitamina A por dia, e os homens, 900. Alguns alimentos que são ricos neste nutriente são: fígado, cenoura, batata-doce, abóbora, manga, espinafre, leite, tomate, escarola, caju, mamão, gema de ovos, sardinha entre outros.

Pesquisar
Artigos Relacionados