Vantagens e desvantagens da cirurgia bariátrica

links patrocinados

Vantagens e desvantagens da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, ou redução de estômago, como é mais conhecida popularmente, é recomendada a pessoas que estejam em um estádio crítico de obesidade, o qual, as atividades físicas já não surtem mais efeito perante o índice de massa corporal. A primeira cirurgia bariátrica foi realizada no ano de 1954, pelos médicos cirurgiões Liner e Kremer, ao longo dos anos, esta foi aprofundada e melhorada a fim de possibilitar um aumento na qualidade de vida dos obesos.

Confira mais

Vantagens e desvantagens da cirurgia bariátrica Vantagens  da cirurgia bariátrica

Uma das maiores enganações em sobre a cirurgia bariátrica é em relação a sua função, ao contrário do que muitos imaginam, esta não é uma cirurgia estética e sim emergencial, visto que, a obesidade reflete negativamente de várias maneiras na saúde de uma pessoa, diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão estão entre as principais ocasionadas pela obesidade.

Assim como qualquer cirurgia, a bariátrica tem seus prós e contras, dentre as desvantagens, aquelas relacionadas aos riscos, tais quais, coágulos de sangue para os pulmões, úlceras e ataques cardíacos são as principais desvantagens. Já a principal vantagem é a perda significativa de gordura corporal, que chega a corresponder a 60% do excesso de peso.

Cirurgia bariátrica

Reflexos da Perda de Excesso de Peso

A perda do excesso de peso é capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, em primeira estância, a mobilidade deste paciente, nos casos mais graves de obesidade, a capacidade de movimento é reduzida significativamente, o que prejudica diversos sistemas, como o vascular, o cardíaco, o circulatório e o respiratório.
Os reflexos desta perda de gordura influem diretamente na saúde dos pacientes, patologias como diabetes e refluxo gastroesofágico e apneia do sono são tratados de forma muito mais satisfatória, assim como, a pressão alta, o colesterol no sangue a asma e as demais doenças ocasionadas por conta da obesidade.
Outro reflexo desta perda do excesso de peso, se refere a autoestima do paciente que opta por realizar este procedimento, estes, muitas vezes estão afastados da sociedade por conta do preconceito ou então pela própria dificuldade de locomoção. Portanto, a cirurgia bariátrica pode resgatar a autoestima destes pacientes, propiciando uma qualidade de vida muito maior.

Vantagens e desvantagens da cirurgia bariátrica - saiba mais

Requisitos para Realizar a Cirurgia Bariátrica

Por se tratar de um procedimento de risco, alguns requisitos são necessário para que a cirurgia bariátrica seja realizada, primeiramente, é preciso estar com 44 quilos acima do peso ideal segundo o IMC, o paciente deve estar na faixa dos 16 aos 60 anos e não pode conter nenhuma doença contraindicada para a cirurgia, portanto, este deve ser monitorado nos meses e dias anteriores à cirurgia.

Cirurgia bariátrica

Complicações da Cirurgia

Dentre as complicações que a cirurgia pode vir a causar, as mais comuns são: náuseas, vômitos, pneumonia, hérnias, distúrbios nutricionais, embolia pulmonar, inchaço abdominal e evacuação fétida.

Por decorrências destas possíveis complicações, o paciente que for submetido a esta cirurgia deve ser monitorado nos próximos meses após a cirurgia para que haja o controle de possíveis complicações e também, para que haja a recomposição alimentar através de vitaminas ou de uma dieta específica.

Pesquisar
Artigos Relacionados