UXI Amarelo

links patrocinados

UXI Amarelo

Uxi Amarelo

Os brasileiros são especialistas em encontrar propriedades medicinais em plantas e usá-las na hora de tratar alergias, doenças crônicas e enfermidades de diversos tipos, dispensando então os medicamentos. Uma destas plantas é o Uxi Amarelo, uma árvore que pode ultrapassar os trinta metros de altura e um metro de diâmetro.

A árvore, pertencente à família das humiriáceas, de tronco reto e liso, com casca cinzenta e folhas denteadas, é nativa da Amazônia, podendo ser encontrada em matas de terra firme no Pará e Amazonas. Esta árvore produz frutos de cerca de seis centímetros de comprimento no formato de vagens com polpa comestível. A propriedade medicinal da planta se encontra na casca da árvore, que deve ser fervida e ingerida na forma de chá.

Cha de Uxi Amarelo

Propriedades medicinais

A casca do Uxi Amarelo tem potente ação anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, diurética, imunoestimulante, regeneradora celular, vermífuga, citostática, antitumoral, hipertensora e depurativa. A casca da planta é frequentemente usada para tratar distúrbios menstruais, hemorragias, úlcera, gastrite, endometriose, infecção dos ossos e infecções urinárias. A casca desta árvore nativa da Amazônia também é conhecida por tratar miomas, mas neste caso específico ela deve ser combinada com a unha de gato, uma planta em forma de cipó também de origem amazônica que conta com pequenos espinhos, bastante semelhantes às unhas dos gatos.

Beneficios Uxi Amarelo

Chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato

Para tratamento específico de miomas recomenda-se a ingestão de meio litro de chá de Uxi Amarelo pela manhã e de meio litro de chá de unha de gato pela tarde. Como estas duas plantas só podem ser encontradas em determinadas regiões do país, e dá bastante trabalho cortar a casca ou a raiz da planta para então utilizá-la, recomenda-se adquirir estas ervas já trituradas em lojas específicas de produtos naturais ou de chás. Com a mistura de Uxi Amarelo triturada em mãos basta colocar uma colher de sopa (o equivalente a cinco gramas) em um litro de água e colocar para ferver. A mistura deve ferver por cinco minutos, ser coada e depois estará pronta para o consumo. A preparação do chá de unha de gato é igual: basta colocar uma colher de sopa em um litro de água, deixar ferver por cinco minutos, coar e depois beber.

Folha de Uxi

Efeitos colaterais e contraindicações

Antes de ingerir estes chás, considerados milagrosos, recomenda-se fazer uma visita a um médico, visto que a automedicação pode acarretar sérias complicações ao organismo. De qualquer maneira, estes chás não devem ser consumidos por mulheres grávidas, pois os fetos podem receber efeitos citotóxicos, ou que estejam amamentando, pessoas que sofram de doenças autoimunes, de esclerose múltipla ou tuberculose, que tenham se submetido a transplante de órgãos, visto que as substâncias presentes nas plantas podem afinar o sangue e ocasionar hemorragias, ou que sejam usuários de hipotensivos. Quando ingeridos, estes chás podem ocasionar diarreia, náusea, dores abdominais e alterar a consistência das fezes.

Na internet é bastante comum encontrar também textos incentivando a ingestão dos chás por mulheres que estejam tentando engravidar. Porém, tal atitude é questionável, visto que a ação anti-inflamatória da unha de gato pode resultar em problemas para o feto.

Casca Uxi Amarelo Folha de Uxi

Pesquisar
Artigos Relacionados