Unibanco

links patrocinados

Unibanco

Unibanco

O banco Unibanco foi uma das maiores instituições financeiras do país e era o 4ª maior banco privado brasileiro que funcionava por aqui. O Unibanco atuava em diversos ramos de negócios e desde a sua fundação apresentou níveis de crescimento muito bons em comparação a outras empresas do mesmo setor. O nome Unibanco vem da razão social oficial da empresa que era União de Bancos Brasileiros S/A.

História do Unibanco

O Unibanco foi fundado com o nome Seção Bancária da Casa Moreira Salles no ano de 1924 pelo comerciante João Moreira Salles na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Posteriormente, com o crescimento da pequena instituição financeira, o nome foi mudado para Casa Bancária Moreira Salles. No ano de 1933 o filho mais velho do comerciante fundador do banco assume o comando dos negócios do pai, Walther Moreira Salles. Futuramente, Walther se tornou o embaixador brasileiro em Washington, capital dos Estados Unidos, e o banco atingiu o seu ápice de desenvolvimento.

Mas antes disso o banco passou por diversos processos de fusão que posteriormente deram origem ao Unibanco. No dia 15 de julho de 1940 a então Casa Bancária Moreira Salles passou a se chamar Banco Moreira Salles. E apenas no ano de 1967 que a instituição financeira passou a se chamar oficialmente de União dos Bancos Brasileiros, que depois ficou conhecida como Unibanco. Isso aconteceu porque nesse ano o Banco Moreira Salles incorporou o Banco Agrícola Mercantil.

No ano de 1983 é que a matriz operacional do Unibanco passou a ser sediada no edifício homônimo, na Cidade de São Paulo, localizado próximo ao Jockey Club e ao lado do Shopping Eldorado.

Inovações Unibanco

Desde a sua fundação, o Unibanco sempre tentou atingir o mercado financeiro pela inovação dos seus serviços. O Unibanco foi um dos primeiros bancos a permitir a realização de operações financeiras através da internet pelo site www.banco1.net. Entretanto, o Bradesco saiu na frente e foi o primeiro banco no Brasil, e um dos primeiros do mundo, a permitir esse tipo de negócio de maneira concreta.

Outra tentativa de inovação do Unibanco foi o cartão de crédito sem plástico, que ficou conhecido como e-card, e permitia apenas transações a partir da internet. A ideia não foi muito bem aceita e acabou esquecida.

Fusão Unibanco Itaú

No dia 3 de novembro de 2008 foi anunciado um dos maiores acordos entre instituições financeiras do mundo. O banco Itaú e o Unibanco fundiram suas atividades econômicas e passaram a ser a maior holding financeira de todo o hemisfério sul do mundo e uma das 20 maiores de todo o planeta.

A marca Unibanco, que era ainda presidida pelo neto do fundador, Pedro Moreira Salles, começou a sumir gradativamente até que em 2010 todas as agências do Unibanco foram transformadas em Itaú.

<2>Fotos

UnibancoUnibanco
O Unibanco foi fundado em 1924O Unibanco foi fundado em 1924
O Unibanco foi vendido para o Itau em 2008O Unibanco foi vendido para o Itau em 2008

DDA Unibanco

DDA Unibanco

Sobre o DDA Unibanco

Unibanco foi uma instituição financeira do Brasil fundada em Poços de Caldas, estado de Minas Gerais, no ano de 1924. A origem do nome do banco vem da União de Bancos Brasileiros.

Fundador do Unibanco

O fundador do Unibanco foi o comerciante João Moreira Salles, que também é um cineasta brasileiro, com o nome de seção Bancária da Casa Moreira Salles. No ano de 1933, seu filho com então 21 anos, assumiu o comando da instituição financeira.

O instituição passa a ser chamado de Banco Moreira Salles no dia 15 de julho de 1940. em 67, acontece a fusão com o Banco Agrícola Mercantil, dando origem para a União de Bancos Brasileiros S.A. Somente em 1975, é que a instituição financeira adota o nome de Unibanco. Já no ano de 1983, o banco mudou sua matriz para a capital do estado paulista, em São Paulo, localizado perto do Jockey Club e do Shopping Eldorado.

Década de 90 e muito crescimento para o Unibanco

Posteriormente, Walther Moreira Salles foi ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América, em Washington, fazendo com que o banco virasse uma das instituições mais que mais cresceram nos anos 90.

DDA Unibanco

O DDA, Débito Direto Autorizado, do Unibanco, é um serviço disponibilizado em parceria com a Febraban. Através dele, os clientes poderão receber eletronicamente as cobranças registrados emitidos por qualquer banco do mercado, sem necessitar de boleto físico.

Essa prática concilia praticidade com economia, até mesmo com o meio ambiente. Os boletos poderão ser pagos através dos canais eletrônicos como por exemplo, Internet 30 Horas, Internet 30 Horas Empresarial, Caixas Eletrônicos e Telefone 30 Horas.

Vantagens apresentadas do novo serviço

Entre as vantagens que o Unibanco espera para seus clientes utilizando este serviço é uma maior conveniência para acessar e pagar os boletos de qualquer lugar do Brasil e do Mundo. Busca-se ainda mais agilidade para os clientes pois assim elimina possíveis erros de digitalização nos dados do boleto.

A tentativa deste novo serviço é eliminar a circulação de documentos físicos, apresentando uma maior segurança e confidencialidade. Desta forma, com menos boletos na mãos dos usuários, o banco ajuda a diminuir significadamente o volume de papeis, ajudando assim ao meio ambiente também.

Pesquisar
Artigos Relacionados