UFPR

links patrocinados

UFPR

A primeira fase da prova da Universidade Federal do Paraná – UFPR – aconteceu no dia três de novembro, esta abordou, em 90 questões de caráter objetivo (“a”,m “b”, “c”, “d” e “e”) as disciplinas de: Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia e Língua estrangeira. A primeira fase desta prova foi muito bem elaborada, com muitas questões atuais, tanto nas áreas de Geografia e História, onde os protestos ocorridos nos últimos meses no Brasil, renderam pauta para inúmeras questões, quando nas matérias de Química e Biologia, que trouxe, além do conteúdo abordado durante o Ensino Médio, questões atuais e de caráter reflexivo sobre estas disciplinas.

Confira mais

UFPR Confira mais

Gabarito da primeira fase do processo seletivo da UFPR foi divulgado 1 hora e 30 minutos após o término da prova, o que já pode dar uma noção da desenvoltura dos candidatos na primeira fase, o resultado também já foi divulgado, este foi ao ar no dia 15 de novembro, com direito a comemoração na praça Osório, na frente da Gazeta do Povo, como acontece todos os anos. De forma geral, as notas de cortes caíram um, dois ou três pontos em comparação com o ano passado, entretanto, houveram cursos em que a nota subiu, um destes, foi o curso de Jornalismo, ano passado, a sua nota de corte foi de 38 questões, neste ano, a nota subiu para 40, deixando muitos alunos desesperançosos.

UFPR - confira

Segunda Fase UFPR

A segunda fase do processo seletivo da UFPR acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, nesta, todos os alunos serão submetidos a cinco questões discursivas de redação, estas trarão temas atuais e os mais distintos gêneros textuais, onde a prevalência é a dissertação, na dissertação o aluno deve deixar clara a sua opinião, explicando os motivos que o levou a acreditar naquela constatação, assim como, o porquê das outras constatações estarem erradas e ainda, uma questão específica da sua área, nos cursos de engenharia, a física é obrigatória, já no curso de Medicina, é cobrada Biologia e Química como segunda chamada, no curso de Matemática, por exemplo, a matemática é cobrada e assim sucessivamente. Alguns cursos não tem esta outra prova específica, pois, a redação já se encaixa como fator específico, desta forma, os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Letras, entre outros, não terá outra prova se não, as de redação.

UFPR - saiba mais

Resultado da Segunda Fase

O dia do resultado da segunda fase do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná ainda não foi definida, certamente, a Gazeta do Povo comandará esta festa com a impressão dos jornais especiais para a ocasião e a festa com direito a música e tudo na frente da Gazeta.

UFPR - provas

Vale a Pena Fazer Federal?

Esta é uma questão bastante difícil, é claro que as condições de uma universidade federal são muito inferiores as universidades particulares, entretanto, as universidades federais ofertam um currículo muito mais imponente em decorrência a competitividade existente para ingressar na instituição.

Coloque os prós e os contras das universidades públicas e particulares e analise aquela que será mais proveitosa para o seu curso.

Pesquisar
Artigos Relacionados