Como fazer um currículo

links patrocinados

Como fazer um currículo

Como fazer um currículo

Quando trata-se da busca por um emprego, a primeira preocupação é como fazer um currículo. Por que? Ele é o responsável por formar a imagem do interessado em adquirir um determinado cargo dentro de uma empresa, portanto, deve receber destaque sem deixar de ser honesto.

Como fazer um currículo atrativo?

Ao chamá-lo de “atrativo”, o objetivo é pensar em como fazer um currículo que vá chamar atenção do avaliador. Nesse aspecto, existem muitos modelos prontos disponíveis online. No entanto, estes mais comuns geralmente já são subestimados por conta de seu uso repetitivo por muitas pessoas, além da superficialidade.

Visto que o objetivo de quem busca um emprego específico é mostrar as informações próprias que são de interesse da empresa, deve-se prestar atenção em como fazer um currículo que forneça ao contratante o que lhe será útil sobre você. Assim ele saberá que você é o candidato adequado para a vaga. Não é necessário dar ênfase em tópicos de experiência que não serão necessários dentro daquele cargo.

Modelos de Curriculo

Esse aspecto mostra que um currículo longo não significa um currículo completo. No mérito visual, um currículo que possua informação demais, disposta de forma desorganizada, pode gerar uma má impressão.

Como fazer um currículo honesto?

Honestidade é muito importante quando se trata de como fazer um currículo eficiente. Ao pensar que as informações devem ser atraentes, não se deve esquecer que elas devem condizer com a verdade. O contratante pode ter acesso às informações colocadas, de forma que distorcer experiência profissional, nível de ensino, cursos complementares e informações adicionais é prejudicial para a imagem de quem realiza o currículo.

Informacoes no Curriculo

Há ainda o fato de que, ao colocar informações falsas sobre algo que não se tem real experiência, esta se torna uma ferramenta que pode resultar em seu desfavor, caso aconteça o contratamento para uma função que você não sabe executar. Afinal, para o contratante, o que está no currículo é visto como verdade sobre quem o escreveu, e assim, suas habilidades. Portanto, deve-se pensar em como fazer um currículo realista.

Que informações colocar?

O mais comum que se encontra quando se pensa em como fazer um currículo é que este deve conter nome, nacionalidade, estado civil e idade e contato. O contato deve ser claro e visível. Caso as outras informações resultem em interesse por parte do contratante, o contato deve ser facilmente acessível, incluindo endereço, telefone e e-mail.

Curriculum Vitae

A experiência profissional, assim como o campo de estudo, devem ser sucintos. Devemos analisar como fazer um currículo através da forma que seria de nosso interesse obter as informações de outros. Então local de trabalho, cargo, período no emprego, assim como a formação, instituição e data de conclusão são de grande importância.

Outras experiências com cursos e outras formas de conhecimento ou trabalho devem ser colocadas quando relevantes para o cargo procurado, nunca para realizar volume.

Que informações não devo colocar?

Não há uma regra sobre o que não deva ser colocado, visto que o currículo é um objeto pessoal, mas quando pensamos em como fazer um currículo que deva receber a merecida atenção, há alguns itens que podem ser descartados. Dados como CPF, RG ou outros números semelhantes são desnecessários para o avaliador. Da mesma forma que uma foto 3×4 não agrega informações úteis.

Curriculos 2013 Melhorias no Curriculo

Pesquisar
Artigos Relacionados