UFC 112

links patrocinados

UFC 112

UFC 112

O Ultimate Fighting Championship, conhecido popularmente como UFC, é o maior campeonato de artes marciais mistas do mundo, tendo sido criado em 1993. O UFC foi instituído por Rorion Gracie, professor de jiu-jítsu e especialista na modalidade, e Arthur Davie, publicitário, em 1993.

Sobre o Ultimate Fighting Championship

O campeonato tinha como objetivo promover lutas entre competidores dos mais variados estilos para descobrir qual luta era a melhor. No início o torneio não tinha regras, exceto morder o adversário, golpear o oponente na região da virilha ou enfiar os dedos no olho do lutador rival, e cada competidor enfrentava pelo menos três adversários. Naquela época também não existia um limite de rounds pré-definido, categorias de peso fixadas, o que permitia que um peso-pena competisse com um peso-pesado, e era declarado vencedor aquele que aguentasse até o fim ou nocauteasse o oponente. Por estes motivos, o evento ficou marcado pela violência e não demorou muito para que chamasse a atenção e recebesse duras críticas.

Um dos críticos mais azedos foi o senador John McCain, que chegou a comparar as lutas do UFC com rinhas de galo. Para tentar mudar esta perspectiva, a empresa organizadora do evento, Semaphore Entertainment Group (SEG), decidiu criar mais regras e colocar os competidores sob a supervisão de comissões atléticas. No entanto, mesmo com as mudanças impostas o evento não conseguia mais lucrar como em seus tempos áureos e a SEG estava à beira da falência.

UFC remodelado

Para garantir que o UFC voltasse a fazer sucesso como antes e firmá-lo como um campeonato de referência, a empresa dos irmãos Fertitta e comandada pelo ex-lutador de boxe Dana White, a Zuffa, comprou os direitos do UFC e passou a implantar uma série de mudanças para que o campeonato deixasse de ser visto como violento e sem conteúdo. Uma das principais foi a criação de diversas regras que visavam garantir o bem-estar e a integridade dos lutadores, como a impossibilidade de chutar o oponente quando o mesmo estivesse no chão e obrigatoriedade de uso de diversos protetores para regiões sensíveis do corpo, e também a introdução do conceito de artes marciais mistas, também chamadas de MMA, em substituição ao vale-tudo. Além disso, a partir deste momento as lutas do campeonato começaram a ser muito bem produzidas, com forte investimento em propaganda, patrocínio e exibição das disputas em pay-per-view.

Mas a iniciativa responsável por tornar o UFC um fenômeno foi a criação de um reality show com os lutadores do UFC, que recebeu o nome de Ultimate Fighter. Na atração, os lutadores eram comandados por grandes nomes do mundo das artes marciais e além das lutas, os espectadores podiam acompanhar o dia a dia dos atletas e a vida deles fora do octógono, o que fez com que as pessoas começassem a enxergar o lado mais humano – e até então desconhecido – dos lutadores.

UFC 112

O UFC 112 foi realizado em abril de 2010 em Abu Dhabi. Este evento foi pioneiro em diversos sentidos: foi o primeiro a ser realizado no Oriente Médio e também o primeiro em uma arena ao ar livre.

A luta mais esperada do evento era entre Vitor Belfort e Anderson Silva. Por problemas de saúde, Vitor Belfort teve de ser substituído alguns dias antes do evento e o Spider foi escalado para lutar contra Demian Maia, após Chael Sonnen também ser descartado após cortes no UFC de número 109.

Anderson Silva venceu a luta principal após decisão dos juízes, e bateu recorde ao conquistar onze vitórias seguidas.

Fotos

Confira Fotos sobre UFC 112: Lutas UFC 112 Card UFC 112 Maia x Silva UFC 112 UFC 112 Lutas

Pesquisar
Artigos Relacionados