UFC 108

links patrocinados

UFC 108

UFC 108

Socos, chutes, pontapés, judô, jiu-jítsu e muitas outras lutas, esse é o Ultimate Fighting Championship (UFC), também conhecido como um campeonato de MMA. Administrado pela Zuffa Entertainment, o UFC foi inspirado nas lutas de Vale-Tudo desenvolvidas em território brasileiro. Os lutadores que participam do evento praticam diversas artes marciais, tais como o judô, o tae kwon do, o boxe, o muai thay, o jiu-jítsu brasileiro, o wrestling, o karatê e muitas outras. Os nomes mais conhecidos no UFC são dos brasileiros Júnior dos Santos, Anderson Silva, José Aldo e Renan Barão. Outros lutadores vencedores das categorias meio-pesado, meio-médio, peso leve, peso galo e peso mosca são, respectivamente, Jon Jones, Georges St. Pierre, Carlos Condit, Bem Henderson, Dominick Cruz e Demetrious Johnson.

História do campeonato

Fundado no dia 12 de novembro de 1993, o UFC tem como seus idealizadores Art Davie, Robert Meyrowitz, Campbell McLaren e Rorion Gracie. Os primeiros eventos foram organizados pela Semaphore Entertainment Group (SEG) em união com a Wow Promotions e tinham no octógono (local onde os competidores lutam) entre oito e dezesseis lutadores. Na época, os lutadores deveriam ganhar três combates para tornarem-se campeões de cada categoria. O primeiro vencedor do UFC foi o brasileiro Royce Gracie, no ano de 1993.

Com poucas regras nos seus primeiros combates (os lutadores não podiam morder ou colocar os dedos nos olhos do oponente), o UFC era alvo de críticas, pois em muitos de seus eventos, os competidores saiam muito machucados. Durante alguns anos, o Ultimate Fighting Championship foi um dos maiores programas de sucesso na TV americana, no entanto alguns eram contra sua veiculação, como o senador do Arizona, John McCain. Assim, o UFC parou de ser transmitido na modalidade pay-per-view. Contudo, após a entrada de Dan White como presidente, o evento voltou a ter seu prestígio, atingindo um valor de mercado de mais de um bilhão de dólares.

Transmissão no Brasil

O UFC foi transmitido em tempo real, por muitos anos, apenas pelo canal fechado ‘Combate’. Contudo, o SBT passou pela primeira vez em uma TV aberta brasileira o evento de número 37.5, no ano de 2002, que tinha como luta principal a defesa de cinturão dos meio-pesados entre o brasileiro Vitor Belfort e Chuck Lidell. Com a transmissão ao vivo do UFC 134, no ano de 2011, pela RedeTV! algumas emissoras começaram a se interessar pelo esporte. Assim, a Rede Globo comprou os direitos de transmissão nos combates no Brasil e três de âmbito internacional até 2012.

Regras básicas do UFC

Mesmo sendo possíveis diversos tipos de golpes, o UFC também possui algumas regras necessárias para a harmonia do evento. Os resultados dos combates se definem quando algum competidor utiliza um golpe ilegal de forma intencional (golpes na região genital, cabeçadas, golpes na região anterior a cabeça e alguns outros) ou por finalização, quando um dos lutadores desiste da luta após um golpe muito forte. Existem dois tipos de finalização: a por nocaute, que nada mais é quando o lutador utiliza um golpe legal e deixa o outro inconsciente e o por nocaute técnico, que depende da visão do júri, por lesão ou decisão médica.

UFC 108

Apesar de muitas lutas já terem chamado a atenção de muitos espectadores e críticos do esporte, um dos mais conhecidos é o UFC 108, que teve no ringue o brasileiro Thiago Silva e o norte-americano Rashad Evans. O evento aconteceu no dia dois de janeiro de 2010 em Las Vegase teve outras lutas anteriores, como o combate entre Rafaello Oliveira e Josh Gunderson, que teve como vitorioso o brasileiro Oliveira. Já no card principal, Junior dos Santos lutou contra Gilbert Yvel na categoria peso pesado e derrotou o holandês. Já na luta principal, Silva perdeu para Evans por decisão unânime.

Fotos

Confira Fotos sobre UFC 108: Sobre UFC 108 Lutas UFC 108 Rashad Evans UFC 108 Campeão UFC 108

Pesquisar
Artigos Relacionados