UFC 107

links patrocinados

UFC 107

UFC 107

O UFC, abreviação de Ultimate Fighting Championship, é o maior campeonato de artes marciais mistas do mundo e foi criado em 1993 pelo professor de jiu-jítsu Rorian Grace em conjunto com o publicitário Arthur Davie.

Sobre o UFC

Em seus primeiros anos de existência o UFC tinha o objetivo de promover lutas entre competidores de variadas modalidades para se chegar a um consenso de qual delas poderia ser considerada a melhor. O Ultimate Fighting Championship não tinha regras no início, sendo que apenas era proibido morder o lutador rival, golpear o adversário na virilha ou acertar os olhos do oponente com os dedos. Os competidores muitas vezes lutavam com oponentes que não estavam inseridos na mesma categoria de peso e como não havia um número mínimo de rounds estabelecido, vencia a luta aquele que tivesse derrotado anteriormente outros três lutadores e na luta final resistisse até o fim ou encerrasse a luta com um nocaute. Por conta disto, o UFC passou a ser visto como violento e as fortes críticas não demoraram a chegar aos ouvidos dos organizadores.

Quem criticou por diversas vezes o evento foi John McCain, senador norte-americano, que chegou a dizer que as competições poderiam ser comparadas a rinhas de galo. Diante dos comentários nada favoráveis a Semaphore Entertainment Group, responsável por organizar o UFC, optou por modificar e incluir novas regras e deixar os lutadores sendo supervisionados por comissões atléticas. Nada disto, no entanto, inverteu o jogo ou reduziu as críticas negativas: o Ultimate Fighting Championship continuava não lucrando com as lutas e a SEG estava perto de decretar falência.

UFC de cara nova

A empresa Zuffa, de propriedade dos irmãos Frank Fertitta III e Lorenzo Fertitta e chefiada por Dana White, consagrado ex-lutador de boxe, resolveu comprar o UFC e remodelá-lo, garantindo assim que o mesmo pudesse ser enquadrado como um campeonato de referência e se livrasse da áurea de extremamente violento que o perseguia. Para isto, a Zuffa proibiu os lutadores de chutar os oponentes quando estes estivessem no chão, os obrigou a proteger as regiões sensíveis do corpo com protetores específicos e substituiu o vale tudo pelo MMA, abreviação de artes marciais mistas.

Mas nada disso teria surtido o efeito desejado se a Zuffa não tivesse criado o Ultimate Fighter, reality show que acompanhava o dia a dia dos lutadores, inclusive fora do octógono, permitindo que os espectadores tivessem acesso a outra face dos competidores – humanos, com sentimentos e não violentos fora dos ringues.

Sobre o UFC 107

O UFC 107 aconteceu em dezembro de 2009 na cidade de Memphis. Neste dia os espectadores aguardavam ansiosamente pela luta entre os americanos B.J. Penn e Diego Sanchez. B.J. Penn venceu a luta por nocaute técnico no quinto round e conseguiu manter o título da categoria leve e meio médio. Neste dia também subiram ao ringue brasileiros como Rousimar Palhares e Wilson Gouveia, que foram assistidos por mais de treze mil pessoas. Enquanto que o primeiro venceu o também brasileiro Lúcio Linhares por submissão técnica, Wilson Gouveia perdeu para o norte-americano Alan Belcher, que o derrotou por nocaute técnico.

Fotos

Confira Fotos sobre UFC 107: Lutas UFC 107 107 UFC Combates UFC 107 Cinturão UFC 107

Pesquisar
Artigos Relacionados