UFC 104

links patrocinados

UFC 104

UFC 104

Sobre o UFC 104

Mixed Martial Arts: Uns falam que é uma apologia à agressividade, já outros levam o esporte a sério. O fato é que o MMA é uma modalidade esportiva muito apreciada porque combina elementos de diferentes tipos de lutas. O “vale tudo” é organizado. Omo em qualquer outro esporte, há regras a serem seguidas.

UFC é o nome de uma organização americana que trabalha com competições de MMA ao redor do mundo. A maioria dos campeonatos é realizada nos Estados Unidos. A presença dos brasileiros é garantia em todas as edições, justamente porque nossos lutadores são considerados os melhores do mundo.

Edição histórica

O UFC 104 não fugiu à regra. O evento aconteceu em Outubro de 2009, na Califórnia, Estados Unidos. A principal luta era entre quem? Dois brasileiros. Lyoto Machida levou a melhor contra Mauricio Rua e ficou com o prêmio.

Dos principais competidores, a maioria era de norte-americanos. A minoria era composta por lutadores de outros países. Mas foram os brasileiros que chegaram ao card principal do UFC.

Os Estados Unidos lucram muito com o campeonato porque é feita toda uma propaganda em torno das lutas. O público acompanha tudo. Desde o momento da pesagem dos participantes até o primeiro round, há pessoas torcendo por um ou outro competidor.

No caso da luta entre os dois brasileiros, cada um era especializado em uma modalidade diferente. Machida é exímio lutador de karatê, enquando que o adversário apostava nos golpes de jiu-jitsu e muay thay. O título de campeão meio-pesado foi muito disputado e foi a qualidade da luta que fez com que fosse considerada histórica.

Nenhum nocaute. A luta foi equilibrada e só foi resolvida por decisão dos juízes. Apesar da extrema confiança de Machida, que contava com um histórico de vitórias inabalável, o resultado foi anunciado após um empate técnico. A revanche, então, ficou para o UFC 113.

UFC 111

UFC 111

Sobre o UFC 111

O Ultimate Fighting Championship (UFC) é um campeonato de artes marciais criado nos Estados Unidos. Os lutadores participantes são praticantes de lutas como Jiu-Jitsu, Muay Thai, Karatê e Boxe, além de diversas outras.

Origens

O primeiro evento do UFC, realizado em 1993, contou com apenas oito lutadores. O objetivo do torneio era saber qual o melhor lutador do mundo, independente da modalidade por ele praticada. Sua inspiração surgiu do Vale Tudo, categoria brasileira conhecida por possuir poucas regras e permitir contato pleno entre os lutadores.

O primeiro campeão foi o carioca Royce Gracie, nome muito conhecido no Jiu-Jitsu brasileiro. A violência do torneio fez com que ele fosse considerado uma “briga de galo humana”, sendo proibido em muitos estados norte-americanos.

O caminho encontrado pela organização do UFC para se reestruturar foi a criação de regras e sua associação com o estilo MMA – Mixed Martial Arts -, deixando o Vale-Tudo de lado. Desta forma, o UFC passou a ser valorizado como esporte e se tornou uma categoria milionária com o passar dos anos.

O UFC 111

A edição de número 111 do UFC foi realizada em New Jersey, nos Estados Unidos, em março de 2010. Sua luta principal envolvia o canadense Georges St-Pierre e o inglês Dan Hardy disputando o cinturão dos pesos meio-médios. Também mereceu destaque a luta entre os norte-americanos Frank Mir e Shane Carwin, valendo o cinturão dos pesos pesados.

Um público de 17 mil espectadores lotou o Prudential Center para acompanhar a vitória de St-Pierre sobre Hardy, por pontos, e o nocaute de Carwin sobre Mir logo no primeiro round. O torneio arrecadou U$4 milhões de dólares.

Brasileiros no UFC 111

Um torneio de UFC é dividido em cards, que representam a relevância das lutas. Nos cards preliminares, anteriores ao principal, os brasileiros Rousimar Palhares e Ricardo Almeida venceram suas lutas, sagrando-se, respectivamente, campeões dos pesos médio e meio-médio. Na categoria peso-leve, Fabrício Camões foi derrotado pelo norte-americano Kurt Pellegrino com um mata-leão no segundo round.

Pesquisar
Artigos Relacionados