UEPA – Universidade do Estado do Pará

links patrocinados

UEPA - Universidade do Estado do Pará

UEPA – Universidade do Estado do Pará

A Universidade do Estado do Para é uma instituição de ensino superior publico e gratuito. Ela foi fundada em 1993 na cidade de Belém, no Pará. Conta com cursos de graduação, ensino a distancia e pós-graduação. A Instituição é filiada a ABRUEM e atualmente para ingressar em um dos cursos ofertados pela UEPA se dá através de processo seletivo, PRISE e PROSEL.

Números UEPA

A Universidade do Estado do Pará conta com quatro órgãos centrais de direção e de serviços, três Centros de Ciências, duas Unidades de Saúde Escola do Marco, chamada SCEM. Isto em uma área de mais de quatrocentos e trinta e cinco mil metros quadrados, dos quais quase cem mil de edificação.

Atualmente são doze mil oitocentos e quarenta e seis alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pela UEPA e distribuídos entre quatrocentas e cinquenta e duas turmas de graduação.

No Campi da capital são quatro mil setecentos e setenta e um alunos matriculados. No Campi de Interiorização são mais cinco mil trezentos e cinquenta e dois alunos e que estão em Projetos Especiais de Graduação são mais dois mil setecentos e vinte e três estudantes. Deste total quase sessenta por cento são mulheres.

São vinte cursos de graduação oferecidos pela UEPA e vinte e dois cursos de Pós-graduação. São cinco mestrados, pós-graduação Stricto Sensu e dezessete cursos de especialização, pós-graduação Lato Sensu. No ultimo vestibular UEPA foram ofertadas duas mil quinhentas e trinta e seis vagas para sessenta e seis mil novecentos e trinta e três inscritos.

O corpo docente da UEPA é composto de setecentos e noventa professores, dos quais cinquenta e três por cento são mulheres. Cento e quarenta e cinco dos professores possuem titulo de doutor ou pós-doutor e quatrocentos e quarenta e sete são mestres.

Ingressar da UEPA

Para estudar em um dos cursos oferecidos pela UEPA é necessário participar do processo seletivo PRISE, ou do processo Prosel. Além de métodos como transferências de outras instituições de ensino superior. O Prise é o Programa de Ingresso Seriado e o Prosel é o Processo Seletivo Vestibular.

Vestibular UFABC 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UFABC

Vestibular UFABC 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UFABC

Vestibular UFABC 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UFABC

Uma das universidades públicas mais recentes no cenário nacional é a Universidade Federal do ABC, também conhecida pela sigla UFABC. Ela fica na cidade de Santo André, no ABC Paulista, e surgiu com o objetivo de atender principalmente ao público que vive na região. Há também campi dessa universidade nas cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo.

A fundação da UFABC se deu em julho do ano de 2006. Sendo assim, ela tem apenas seis anos de existência. Mas nem por isso ela é menos qualificada que as outras, pelo contrário: 100% da equipe docente da universidade federal é Doutor, o que qualifica – e muito – o ensino. Ao todo são 424 professores, e 6.394 alunos, na contagem de 2011.

A didática de vanguarda e muito puxada faz com que os alunos tenham bases muito sólidas em sua formação, fazendo com que quem estuda bacharelado em Ciência e Tecnologia aprende, obrigatoriamente, química, biologia, física, bioquímica, ciência dos materiais, desenvolvimento de software, eletrônica, entre outras coisas.

Já os formados em ciências humanas, como filosofia e políticas públicas, também aprendem computação, matemática, estatística, estrutura da matéria, cultura, economia, sociologia, sustentabilidade, etc.

Com tanta coisa boa acontecendo em um só espaço, não é de se espantar que muitos estudantes queiram ingressar em um dos cursos de nível superior da UFABC, tanto no nível de graduação como pós-graduação. Mas para entrar, é preciso passar pelo processo seletivo, que se modificou recentemente.

Vestibular

O vestibular da instituição faz parte do processo unificado proposto pelo Ministério da Educação. Isso significa que os candidatos ao ingresso precisam primeiramente fazer a prova do Enem, e só depois de divulgados os resultados o aluno poderá fazer o vestilubar elaborado pela instituição, que vale como uma espécie de “segunda fase”. O processo foi adotado em 2010.

Cerca de 12 mil candidatos concorreram a cerca de 1500 vagas oferecidas pela UFABC naquele ano, para vários cursos de Bacharelado, Licenciatura e Engenharia. Vários sites divulgaram o resultado, principalmente os meios de comunicação da região. O site da universidade ainda é um pouco confuso, mas o resultado com certeza pode ser encontrado lá.

Pesquisar
Artigos Relacionados