Atividade Econômica

Atividade Econômica

Atividade Econômica

A atividade econômica nada mais é do que a troca de bens e serviços por um valor estabelecido. Ou seja, envolve todo e qualquer negócio que gere renda para um individuo, bem como para o país em que ele se localiza.

A pesquisa e análise da atividade econômica é feita mensalmente por diferentes grupos, para registrar se há aumento ou não do comércio de determinado produto, bem como os lucros envolvidos nesse processo.

Esse conceito também não pode ser separado do contexto em que os indivíduos estão inseridos. Ou seja, o número de habitantes, a geografia, a história, a cultura de determinada área afeta diretamente a atividade econômica. Não há razão para pesquisar, por exemplo, o impacto econômico da exportação de carne de canguru no Brasil, se isso não ocorre.

Entretanto, é muito relevante entender melhor como funcionam os processos de venda do agronegócio brasileiro ou da produção madeireira, pois são campos que empregam milhões de brasileiros. A falência de empresas nesse setor ou o aumento da demanda de certas matérias primas são exemplos de como a atividade econômica pode ser afetada por fatores externos.

Tipos de Atividade Econômica

Os tipos de atividade econômica estão ligados aos setores da economia:

- Primário: está ligado às atividades que extraem a matéria prima, que depois será utilizada pelos outros setores. Exemplos: agricultura, pesca, avicultura, mineração, extrativismo vegetal, caça, pecuária, silvicultura, entre outros. Sua principal função é processar matérias primas.

- Secundário: Transforma a matéria que passou pelo setor primário em produto industrializado, que é adaptado e pronto para a venda, sendo caracterizada como produto de consumo. Exemplos: indústrias (fábricas de móveis, metalúrgicas, de automóveis, frigoríficas) e a construção civil.

- Terciário: Caracteriza-se pela ação de prestar serviços a terceiros, sendo o comércio sua representação. Alguns exemplos: lojas de roupa, de eletrônicos, supermercados, postos de gasolina, farmácias e todos os estabelecimentos de varejo que utilizamos no dia a dia. É também possível fazer o comércio no atacado.

Importância

É através da compreensão da atividade econômica que percebemos as tendências de oferta e demanda, aumento de juros, crescimento das empresas ou de um setor, calculamos lucros ou perdas, estabelecemos metas para o ano seguinte, pesquisamos se vale a pena investir em determinada empresa. Ou seja, acompanhar a atividade econômica é saber o melhor momento e a melhor forma de usar o seu dinheiro.

Com esses dados, também é possível entender as relações internacionais de negócios, bem como a desigualdade entre esses países. Não é à toa que os Estados Unidos fatura mais que qualquer país da África. São as relações comerciais e o fato do continente estar mais ligado ao setor primário (que rende menos e tem menor sofisticação).

No Brasil, uma boa forma para se informar sobre as atividades econômicas nas mais diferentes regiões é com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), um relatório publicado pelo governo no site da Receita Federal. Entretanto, esse documento não tem dados aprofundados sobre as atividades informais (que são mais difíceis de registrar e pesquisar), embora tenham um impacto significativo na economia brasileira.

Fotos

Confira Fotos da Atividade Econômica:

Atividade EconômicaAtividade Econômica
Atividades econômicas do BrasilAtividades econômicas do Brasil
Setores de produçãoSetores de produção

GD Star Rating
loading...
Atividade Econômica, Nota: 4.4 de 5 com 61 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados