Tratamento para Acne

links patrocinados

Tratamento para acne

Tratamento para Acne

A acne é uma doença dermatológica que atinge principalmente os adolescentes, embora também possa persistir após se atingir a fase adulta. De forma simplificada, a acne ocorre quando as glândulas de óleo do corpo são obstruídas por bactérias, células mortas e sebo.

Estima-se que 80% da população apresentará acne em algum momento da vida, principalmente as mulheres. As representantes do sexo feminino tendem a apresentar acnes mesmo depois de adultas, o que se convém chamar de acne da mulher adulta.

As espinhas, que é como a acne é popularmente conhecida, se manifestam principalmente na região do rosto, nas costas, ombros e peito. Em alguns casos mais graves, as espinhas apresentam pus, causando ainda mais dor no paciente.

Causas da acne

Tratamento para Acne

Acne pode ser descrita como uma doença multifatorial, ou seja, são vários os fatores que contribuem para o seu aparecimento. A maioria dos médicos acredita que esta doença ocorre por conta da alteração hormonal durante a puberdade, quando há um aumento na produção de testosterona, o hormônio masculino. Porém, como a acne também se manifesta em outros períodos da vida, há outras razões para que ela resolva aparecer na pele de alguém.

Os hormônios, além daqueles decorrentes da puberdade, são uma das principais causas. As mulheres são as que mais sofrem neste sentido, pois alterações hormonais podem ocorrer durante a gravidez, ingestão de pílulas anticoncepcionais ou durante a menopausa. Os cosméticos, presença constante no dia a dia das mulheres, também podem contribuir para o aparecimento de espinhas, principalmente os que não são livres de óleo na fórmula.

O estresse, causador de muitas outras doenças, também pode desencadear a acne, assim como exposição exagerada à óleo de fritura, que é o que acontece com quem trabalha em restaurantes, por exemplo. O uso de alguns remédios específicos, como os que tratam distúrbios de bipolaridade, pode também ser incluído na lista de causas.

Tratamento para acne

Acne

O tratamento da acne varia de um paciente para o outro e também de acordo com a gravidade da lesão. De modo geral, os dermatologistas recomendam a ingestão de medicamentos que contenham isotretinoína, uma substância que age nos fatores causadores da acne e que costuma dar bons resultados, apesar de trazer efeitos colaterais e não ser indicado para gestantes.

Quem sofre com acne também pode receber a indicação de aplicar cremes que contenham peróxido de benzoíla ou ácido retinóico no rosto.

Como prevenir

Como prevenir Acne

Para ficar longe da acne é importante lavar o rosto ao menos três vezes ao dia com produtos apropriados ao tipo de pele e também controlar a alimentação, tentando deixar de lado alimentos muito gordurosos.

Também recomenda-se usar apenas cosméticos do tipo oil free, ou seja, sem óleo e limpar muito bem a pele após utilizá-los.

Quando a acne aparece o ideal é procurar ajuda dermatológica o quanto antes, evitando o aparecimento de cicatrizes ou a piora do quadro. Em hipótese alguma as espinhas devem ser espremidas, pois resultam em cicatrizes permanentes. Quando há um quadro muito intenso de acne, muitas vezes faz-se necessário se submeter a um tratamento psicológico, visto que as espinhas interferem na autoestima.

Acne no rosto Acne dermatologista

Pesquisar
Artigos Relacionados