Transparência Olímpica
De uns anos para cá a política de transparência pública está sendo cada vez mais adotada por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais a fim de manter as informações orçamentárias e investimentos ao conhecimento dos cidadãos. O estado do Rio de Janeiro bem como a prefeitura do Rio mantém um portal de Transparência Olímpica a fim de postar os conteúdos referentes aos Jogos Olímpicos que serão sediados pela capital Rio de Janeiro em 2016.
Sobre o Portal da Transparência Olímpica
Os Jogos Olímpicos do Rio para 2016 estão sendo aguardados com muita expectativa e ânimo pelos brasileiros, sobretudo pelos atletas nacionais e internacionais e também pelos fãs desses tipos de jogos de todo o mundo. Os projetos e obras para os jogos de 2016 estão sendo todas documentadas e informadas no Portal da Transparência Olímpica, um espaço que pode ser acessado por todo e qualquer brasileiro que deseje saber de que forma está sendo empregado o dinheiro público. No Portal da Transparência Olímpica é possível obter informações sobre os projetos e acompanhar detalhadamente os procedimentos previstos, cronogramas e valores alçados dos cofres públicos.
Quadro de resumo no Portal da Transparência Olímpica
Ao acessar o Portal da Transparência Olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro logo na página inicial é possível ver um quadro geral, resumido de todos os empreendimentos que serão necessários para a infraestrutura das competições em diversas modalidades esportivas olímpicas. Os investimentos elencados no Portal da Transparência Olímpica estão previstos no “Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro”, um documento enviado para o Comitê Olímpico Internacional, em que o município se compromete com a organização dos Jogos de 2016. Assim, estão previstas obras e investimentos em segurança, acomodações do público e atletas, instalações esportivas, tecnologia e transportes. No quadro de resumo a verba total a ser gasta é de mais de R$12,5 milhões, tanto de investimentos públicos, quando de investimentos privados, sendo que o maior montante desse dinheiro é de despendido de cofres públicos.
Infraestrutura para os Jogos Olímpicos de 2016
As informações do Portal da Transparência Olímpica apontam para uma série de caminhos a percorrer para garantir que a infraestrutura do jogos seja realizada de maneira segura e que atenda a toda demanda de atletas e públicos que estarão presentes no evento Olímpico de 2016. Assim, são preocupações realizar obras para melhorar as acomodações, atender as questões de meio ambiente, tecnologia, transporte e urbanismo, do mesmo medo adequar as instalações esportivas da melhor forma, levando em conta a acessibilidade.
Instalações esportivas da Olimpíada de 2016
Em 2016 a cidade do Rio de Janeiro será o centro das atenções mundiais ao sediar os Jogos Olímpicos que agregam nações de todo o mundo. No Portal da Transparência Olímpica é possível de acompanhar também os lugares onde serão realizados os jogos no Rio de Janeiro e que delegações virão ao Brasil para disputar os jogos. As instalações olímpicas ficarão na Barra da Tijuca, Deodoro, Maracanã, Copacabana e Cidades do Futebol Olímpico. Saiba mais sobre as obras, projetos e investimentos para os Jogos de 2016 acessando o Portal da Transparência Olímpica.