Tipos de anemias

links patrocinados

Tipos de anemias

A anemia é uma doença que afeta o sangue, causando uma menor produção de hemoglobinas na circulação. Mais de um fator pode desencadear esse problema de saúde, dependendo da categoria da doença. Confira quais são os Tipos de anemias.

A Anemia Ferropriva e seu tratamento

Tipos de anemias Confira os Tipos de anemias

Entre os tipos de anemias que podem afetar o corpo humano, a anemia ferropriva é talvez a mais conhecida entre elas. O problema de saúde surge quando as pessoas começam a ter uma dieta alimentar pobre em ferro ou quando o organismo apresenta quadros de hemorragia. O exame que pode diagnosticar a enfermidade é o famoso hemograma.

A ferropriva pode ser curada a partir de uma reeducação alimentar que inclua alimentos rica no mineral ferro, entre eles o fígado animal, farinha de peixe, gema de ovo, beterraba, lentilha, feijão, agrião, couve e o pão de cevada, por exemplo. Estando entre os tipos de anemias mais comuns da doença, também pode ser administrado algum tipo de medicação.

Saiba os Tipos de anemias

Tipos de anemias: Anemia Perniciosa

Outro dos tipos de anemias é a perniciosa, que também ocorre quando a alimentação é feita de forma incorreta, mas de uma forma diferente da ferropriva. O que caracteriza essa doença é a falta da vitamina B12 no corpo humano, substância que também previne doenças de origem neurológica e ajuda na absorção das proteínas pelo organismo.

Ou seja, a deficiência da vitamina B12 causa, além da anemia, outros tipos de problemas que afetam diretamente uma vida saudável. Estando entre os tipos de anemias, ela pode ser evitada a partir do consumo de alimentos como os cereais de origem integral, o leite, as verduras, as batatas, os ovos, as carnes no geral e os peixes.

Anemias

Anemia Aplástica e Hemolítica

Entre os tipos de anemias está a anemia aplástica, caracterizada por uma deficiência no sistema imunológico, que acaba destruindo por si só as células do sangue. A única forma de tratamento é por meio do transplante de medula óssea e contínuas transfusões sanguíneas.

Já a hemolítica é uma enfermidade que também está ligada à imunidade, mas nesse caso, os anticorpos destroem as células vermelhas. Já esse tipo de anemia tem cura por meio de remédios, atacando mais as mulheres do que os homens.

Tipos de anemias - saiba mais

Tipos de anemias genéticas: Anemia Falciforme e Anemia de Fanconi

Ambos os tipos de anemias citados acima no título são congênitos, ou seja, nascem com a pessoa por serem doenças de origem genética. Uma delas é a anemia falciforme, doença caracterizada por atacar principalmente as hemácias de pessoas negras, mas que pode nascer com qualquer um. A enfermidade causa uma destruição das células vermelhas presentes na circulação causando sintomas como a fraqueza, inchaço e até problemas de pulmão e coração.

Já anemia de Fanconi apresentam sintomas físicos e geralmente é diagnosticada ainda quando criança, por volta dos 5 anos de idade. Como um dos tipos de anemias, ela pode apresentar deformações nos dedos e no rosto, por exemplo. Enquanto a Fanconi pode ser tratada com transplante de medula óssea, as pessoas que nascem com a Falciforme convivem com a doença a vida toda e precisam tomar penicilina e fazer até transfusão sanguínea em casos mais críticos.

Pesquisar
Artigos Relacionados