Time Ajax

links patrocinados

Time Ajax

Time Ajax

Sobre o Time Ajax

Quem curte futebol europeu com certeza admira o Ajax. O time holandês já conquistou 30 títulos no campeonato do país. O clube é da cidade de Amsterdam, e junto com o PSV Eindhoven lideram os times com mais torcedores da Holanda.

História do Ajax

O Ajax foi fundado no dia 18 de março de 1900. O primeiro presidente do clube foi Floris Stempel. Seu maior oponente na época era o Blauw Wit, porém, em 1918 já tinha conquistado dois títulos de campeão holandês e da Copa Holandesa.

Em 1970, o Ajax vivia a sua época de ouro com grandes nomes em seu elenco, como Johan Cruijiff e Piet Keizer. Seu time foi a base da famosa “Laranja Mecânica”, que mostrou seu potencial na Copa do Mundo de 1976. Em 1972 e 1973, a equipe do Ajax conquistou a taça dos Campeões da Europa.

Nos anos 80, a equipe acabou decaindo. Alguns torcedores se envolveram com o falcimento de um guarda-redes em 89, assim, o Ajax foi banido de campeonatos e jogos por um ano. Mas em 1995, o time voltou a se erguer e conquistou a Liga dos Campeões, Super-Taça Européia e Taça Mundial.

Apelido do Ajax

O apelido do Ajax é “Joden”, que significa judeu em holandês. Segundo a história, os adversários precisavam passar por um bairro judeu para chegar até o estádio do time. Nos anos seguintes, os torcedores costumavam levar bandeiras de Israel durante os jogos.

Camisa e Estádio

As cores do Ajax são o vermelho e o branco. Assim, o primeiro uniforme do time costuma ser calção branco com camisa branca e faixa vermelha e meias brancas. Já o segundo uniforme tem calção preto com listas azul-celeste, camisa e meias azul-celeste.

O estádio do Ajax é chamado de Amsterdam Arena, e está localizado em Amsterdam. Foi inaugurado em 1996 e tem capacidade para 52 mil torcedores.

Ajax

Ajax

Sobre o Ajax

Ajax Amsterdam, ou AFC Ajax, Clube de Futebol de Amsterdam, é um clube de futebol holandês. Compõe juntamente com o Feyenoord e PSV os grandes clubes holandeses. Maior campeão holandês, também está na claque dos grandes da Europa, tendo conquistado a tradicional Liga dos Campeões por quatro vezes em toda sua história.

História do Ajax

A fundação do clube se deu somente em 1900 no dia 18 de março tendo como primeiro presidente do clube Floris Stempel. Mas sua história começa seis anos antes, quando uma turma de amigos, quando o futebol começou a tornar-se popular em alguns países, resolve fundar um clube em Amsterdam.

Primeiramente foi chamado de Union. Logo em seguida resolvem mudar o nome para um herói da mitologia grega, e reeditam o nome do clube para FOoth-Ball Club Ajax.

O primeiro título do clube só deu as caras em 1917 quando o clube foi campeão da Copa Holandesa. No ano seguinte ganhou o campeonato holandês fazendo com que ganhassem mais adeptos e conseguindo fazer frente ao time sensação daquela época, o Blauw-Wit.

A era de ouro do Ajax

Nos anos 70 o mundo se reverenciou para um dos melhores times de todos os tempos. O Ajax daquela década continha nada menos que um dos maiores jogadores de todos os tempos, Johan Cruijff. Juntamente com outra legião de craques, como Piet Keizer, Sjaak Swart e Johan Neeskens, o Ajax foi campeão da Europa por três anos consecutivos, em 1971, 1972 e 1973.

Nova Liga dos Campeões

O Ajax sempre foi conhecido por criar em suas categorias de base novas promessas. Em 1995 conseguem conquistar a Europa com peças importantes da base. O então técnico Louis van Gaal construiu uma equipe de jovens talentos como Edgar Davids, Edwin van der Sar, Clarence Seedorf, Marc Overmars e Patrick Kluivert.

Contando com alguns jogadores experientes como Frank Rijkaard e Jari Litmanen, que conduzia a equipe com primazia frente à poderosa equipe do AC Milan. No final do mesmo ano ainda conquistou novo título Interclubes dessa vez frente a uma equipe brasileira, o do Grêmio.

Pesquisar
Artigos Relacionados