Terceira Idade

Terceira idade

Terceira Idade

A terceira idade é a fase da vida de uma pessoa que começa a ser considerado idoso. Na maioria dos países, a terceira idade se dá após os 60 anos. Mas não há declarações oficiais limitando as etapas que antecedem e precedem a velhice.

Não serão estudos ou documentos que irão fazer com que os idosos estejam, oficialmente, na terceira idade. Como disse o escritor francês Jean Rostand, “a velhice só começa quando se perde o interesse”. E isso se dá pelo fato de uma pessoa jovem ser “velha de espírito”, quando uma pessoa velha é totalmente saudável.

Problemas de saúde na terceira idade

Doenças e problemas de saúde começam a aparecer e ter mais frequência. O que, antes, não era normal, passa a ser mais frequente na vida dos idosos. Os principais problemas são a osteoporose, doença que fragiliza os ossos, e o Mal de Alzheimer, doença que causa demência, além de doenças cardiovasculares.

A síndrome da fragilidade, onde o idoso, frágil, acaba ficando mais vulnerável, é uma mistura de condições físicas e psicológicas que facilita o desenvolvimento de doenças e outros problemas no corpo da pessoa idosa. Suas desenvolturas não são mais as mesmas e acaba ficando limitado de forma física e emocional.

Terceira Idade da vida

Como muitas pessoas confundem, é interessante ressaltar que a gerontologia é um campo de pesquisa que analisa o envelhecimento das pessoas e o médico geriatra, é o especialista que cuida das doenças e problemas relacionados à terceira idade.

Os mitos e verdades da terceira idade

Ouve-se falar muito por aí que, quando uma pessoa envelhece, o hábito de se exercitar deve ser maior. Mas isso é mito. Com o envelhecimento, os pulmões e o coração já não são mais o mesmo e isso interfere na saúde dos mesmos, causando uma queda no desempenho físico.

Saude na Terceira Idade

Os idosos sentem mais sono e, mesmo dormindo bastante, têm a sensação de que não tiveram descanso nenhum. O paladar é diferente, pois os músculos da língua também atrofiam e isso tem influência sobre o gosto.

Idosos na internet

Embora os avanços tecnológicos sejam complexos para a maioria da terceira idade, cada vez mais, o mundo ganha novos internautas idosos. Seus principais motivos de ingressar no mundo virtual são pela redução da impressão de estar se sentindo sozinho e a necessidade de interagir com outras pessoas, principalmente a família e toda a geração mais jovem.

Idosos

Outros fatores que trouxeram a terceira idade para a internet foram o aumento de relações através de redes sociais, vontade de se descontrair e a melhora de sua autoestima. E, também, a realização de compras online, conversas em blogs e sites e a procura por fofocas diárias contribuíram para o ingresso da terceira idade na internet.

Eles estão até nas novas mídias

Com tantas ferramentas que são disponibilizadas hoje, é difícil não interagir e estar por dentro da sociedade. A conexão, a mídia social e o público inserido nela, fazem com que a conversação com outras pessoas sejam facilitadas.

Compartilhamento de fotos, “curtidas” e “seguidores”, comentários e publicações já estão se tornando habilidades básicas de internet, para uma pessoa da terceira idade.

Beneficios da Terceira Idade Doencas na Terceira Idade

GD Star Rating
a WordPress rating system
Terceira Idade, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados