Taça Guanabara 2011

links patrocinados

Taça Guanabara 2011

Taça Guanabara 2011

Taça Guanabara é um campeonato de futebol do Rio de Janeiro, criado em 1965. Também chamado de Taça GB, o campeonato serve de primeiro turno do campeonato carioca de futebol, que tem por objetivo definir o melhor time do estado.

O torneio foi criado para definir o representante do Estado da Guanabara, que hoje é a cidade do Rio de Janeiro, na Taça Brasil, considerada a primeira competição nacional de clubes, instituída para substituir o deficiente Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. Na época, a Taça Guanabara era realizada à parte do campeonato estadual e a cada ano, novos clubes entravam na disputa.

O torneio Taça Guanabara foi realizado à parte do campeonato estadual do Rio de Janeiro até 1971. No ano seguinte o campeonato Taça GB passou a ser considerado a primeira fase do campeonato carioca.

Campeões

taca de guanabara

O Flamengo é o maior recordista da Taça Guanabara, tendo vencido o campeonato em dezenove ocasiões. O Vasco da Gama é o segundo clube com a melhor colocação, tendo levantado a taça por onze vezes.

O Fluminense também merece destaque por já ter vencido a Taça Guanabara nove vezes. Outro time com desempenho acima da média é o Botafogo, que já conquistou a Taça GB sete vezes.

Os clubes América, Americano e Volta Redonda só garantiram a vitória do campeonato uma única vez, enquanto que Boa Vista, Madureira e Resende nunca venceram a competição.

Taça Guanabara de 2011

Grupos da Taça Guanabara 2011

A Taça Guanabara de 2011 foi realizada entre os dias dezenove de janeiro e vinte e sete de fevereiro. Participaram da disputa dezesseis clubes cariocas, que se enfrentaram dentro dos grupos A e B. Os dois melhores times de cada grupo se classificaram à semifinal, sendo que a finalíssima foi disputada em um jogo único. A grande final, além de definir o grande campeão da disputa também serviu para definir o primeiro finalista do campeonato.

Grupos, resultados e vencedor

Fizeram parte do grupo A da Taça Guanabara de 2011 os clubes América, Americano, Boa Vista, Flamengo, Nova Iguaçu, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda. Já o grupo B era formado pelos times Bangu, Botafogo, Cabofriense, Duque de Caxias, Fluminense, Macaé, Madureira e Olaria.

Cada grupo disputou sete rodadas, sendo que ao final destas, os times Vasco da Gama, Volta Redonda, América e Americano foram desclassificados do grupo A, enquanto que os clubes com pior desempenho do grupo B foram Duque de Caxias, Cabofriense, Macaé e Madureira, igualmente desclassificados.

Vencedores da Taça Guanabara 2011

Após a realização de diversos jogos, venceu o Troféu Washington Rodrigues o time Olaria, após empatar em um a um com o Resende. Já o grande vencedor da Taça Guanabara foi o Flamengo, que conquistou na edição de 2011 o décimo nono título de sua história na competição.

O atacante do Fluminense Frederico Chaves, popularmente conhecido como Fred, foi o artilheiro da competição, tendo marcado nove gols ao todo. O argentino Sebástian Abreu, mais conhecido como Loco Abreu, teve o segundo melhor desempenho, com sete gols marcados no total.

Taça Guanabara 2011 times participantes Taça Guanabara 2011 final

Pesquisar
Artigos Relacionados