Tabela de Alimentos

links patrocinados

Tabela de Alimentos

Tabela de Alimentos

Sobre a Tabela de Alimentos

As opções de alimentos no nosso dia a dia são variadas, mas nem todas elas são as mais saudáveis. Diversas comidas que temos acesso no nosso dia a dia são calóricas demais e com poucos benefícios nutricionais.

Por isso, se alimentar bem e de maneira balanceada é essencial para aquelas pessoas que desejam manter uma boa saúde, além de perder ou manter o seu peso.

Má alimentação e obesidade

De acordo com a pirâmide alimentar, a alimentação de todos os seres humanos deve ser composta da seguinte forma: a base é formada por massas e grãos, carboidratos em geral. Neste caso são os alimentos que devem ser bastante consumidos. Este tipo de alimento deve ser seguido de frutas, verduras e legumes, carnes e derivados. Já as guloseimas, como doces, devem ocupar o topo da tabela, ou seja, ter o seu consumo bem controlado.

Mas na prática, sabemos que não é isso que acontece na alimentação de muita gente. Com a correia do dia a dia, cada vez mais as pessoas estão abrindo mão das refeições tradicionais, composta por arroz, feijão, saladas e uma porção de carne, por exemplo, preferindo comer lanches rápidos na rua, como coxinhas ou pastéis, por exemplo.

Ao invés de comer uma fruta como sobremesa, muitos preferem comprar um chocolate ou bolos para matar a sua vontade de doce. E é daí para pior: muita fritura, bebidas alcoólicas, pizzas e assim por diante.

Tabela de calorias na internet

Por isso não é difícil encontrar pessoas que são obesas, mas desnutridas. Por isso, se você quer equilibrar a sua alimentação, pode conferir em diversos sites na internet uma tabela completa com a quantia de calorias dos principais alimentos consumidos na vida dos brasileiros.

Por exemplo: uma lata de refrigerante de cola dos mais consumidos em todo o mundo, que possui cerca de 350 ml, possui 177 calorias. Enquanto isso, um copo de 240 ml de suco natural de morango, podemos encontrar 39 calorias, ou seja, é muito menos calórico do que o refrigerante e possui muito mais vitaminas e fibras. Ainda assim, o refrigerante é a opção da maioria das pessoas, inclusive das crianças.

Proteínas dos Alimentos

Proteínas dos Alimentos

Sobre as Proteínas dos Alimentos

Até mesmo os vegetarianos sabem que a proteína é essencial para o bom funcionamento do organismo. Essa substância é encontrada em diversos alimentos, porém a carne é o principal.

Uma proteína, de maneira resumida, é uma cadeia de aminoácidos. Estes, por sua vez, possuem um grupo amina e um carboxila. Em palavras mais comuns e de maneira mais prática, basta saber que existem aproximadamente 300 aminoácidos, mas somente 20 deles são aproveitados pelo organismo humano, já que o DNA sintetiza-os.

De todos esses que o corpo humano precisa, oito são fundamentais: a isoleucina, a leucina, a lisina, a metionina, a fenilanina, a treonina tripoftano, a valina, a histidina e a arginina. Estas oito substâncias não são fabricadas pelo nosso corpo. Portanto, é fundamental que elas sejam adquiridas através do consumo de alimentos, sob pena de se adquirir algum problema, como a anemia. Os alimentos que possuem porteínas em abundância são as carnes (principalmente as vermelhas) e os ovos.

Funções das Proteínas dos Alimentos

As proteínas tem diversas funções no organismo. Uma delas é a estrutural. Estes tipos de proteínas compõem os tecidos, dando rigidez, elasticidade e consistência. Fazem parte desse grupo o colágeno (que as mulheres bem conhecem para manter a pele firme e sem rugas), actina e miosina (que fazem parte das fibras dos músculos), a queratina (também conhecida do mundo feminino, porque fazem parte da estrutura dos fios), etc.

Também existe a função hormonal. Neste caso, as proteínas agem sobre determinados órgãos para o bom funcionamento do organismo. Apesar de a insulina não chegar a ser uma proteína devido ao seu pequeno tamanho, pode-se utilizá-la como um exemplo, porque tira o excesso de glicose do sangue evitando a diabetes.

Os anticorpos também fazem parte das proteínas. A principal função deles é manter a defesa do organismo, reconhecendo e ‘lutando’ contra os vírus, bactérias e qualquer substância estranha. Também podem ser citados o fibrinogênio e a trombina, responsáveis pela coagulação do sangue em caso de machucados, evitando hemorragias.

As proteínas também ajudam a obter energia e transportar gases, além de um dos tipos de proteínas, as enzimas, ajudarem nas reações que acontecem no nosso organismo.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Tabela de Alimentos, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados