Soletrando 2012

Soletrando 2012

Se você é um telespectador assíduo da programação da TV aberta brasileira com certeza já assistiu o quadro “Soletrando”, do Caldeirão do Huck. Esta é uma atração bastante famosa, já que dá a chance para milhares de estudantes do Brasil de participarem e concorrerem a prêmios que ajudarão no futuro acadêmico do participante.

A primeira edição do Soletrando foi ao ar em 2007 e desde então é reeditado uma vez por ano. Ele é um sucesso, e o número de escolas públicas brasileiras querendo participar é muito grande. Também, não é pra menos. Cada estado pode mandar apenas um representante, ou seja, apenas uma escola por estado será conhecida.

Ao todo são 27 participantes e o prêmio para quem levar o título de Campeão Nacional do Soletrando é de R$ 100 mil, que deve ficar em uma poupança para auxiliar nos estudos futuros do candidato vencedor.

Seleção 2012

A seleção para os participantes do próximo ano já estão abertas. O processo seletivo é bastante amplo, já que ele ocorre em duas fases. A primeira fase é aquela onde os alunos das escolas que pretendem participar disputam entre si. Podem participar desta fase os alunos que tiverem entre 11 e 16 anos, e que estiverem cursando do quinto ao penúltimo ano do ensino fundamental.

As escolas é que devem organizar a primeira fase eliminatória, seguindo as indicações que contém no site do Caldeirão do Huck. Depois de selecionado seu aluno, os responsáveis da instituição devem inscrevê-lo no quadro até o dia 27 de agosto de 2011. A inscrição só será reconhecida se todos os dados e requisitos forem preenchidos.

Segunda eliminatória

Após as escolas escolherem e inscreverem seus candidatos, uma nova eliminação acontecerá. É a fase regional do Soletrando. Assim, os participantes serão divididos por regiões, e competirão entre si. Os vencedores da etapa regional vão para a grande final do Soletrando.

Para a segunda eliminatória, os estados foram divididos em três grupos. O primeiro é constituído pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. O segundo, pelo Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Já no terceiro ficaram os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Quem for o vencedor de cada grupo vai à final, no Rio de Janeiro. O prêmio só será pago 30 dias depois da exibição do último capítulo do quadro. Para obter mais informações acesse o site do Caldeirão do Huck.

GD Star Rating
loading...
Soletrando 2012, Nota: 4.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados