Soletrando 2012

links patrocinados

Soletrando 2012

Se você é um telespectador assíduo da programação da TV aberta brasileira com certeza já assistiu o quadro “Soletrando”, do Caldeirão do Huck. Esta é uma atração bastante famosa, já que dá a chance para milhares de estudantes do Brasil de participarem e concorrerem a prêmios que ajudarão no futuro acadêmico do participante.

A primeira edição do Soletrando foi ao ar em 2007 e desde então é reeditado uma vez por ano. Ele é um sucesso, e o número de escolas públicas brasileiras querendo participar é muito grande. Também, não é pra menos. Cada estado pode mandar apenas um representante, ou seja, apenas uma escola por estado será conhecida.

Ao todo são 27 participantes e o prêmio para quem levar o título de Campeão Nacional do Soletrando é de R$ 100 mil, que deve ficar em uma poupança para auxiliar nos estudos futuros do candidato vencedor.

Seleção 2012

A seleção para os participantes do próximo ano já estão abertas. O processo seletivo é bastante amplo, já que ele ocorre em duas fases. A primeira fase é aquela onde os alunos das escolas que pretendem participar disputam entre si. Podem participar desta fase os alunos que tiverem entre 11 e 16 anos, e que estiverem cursando do quinto ao penúltimo ano do ensino fundamental.

As escolas é que devem organizar a primeira fase eliminatória, seguindo as indicações que contém no site do Caldeirão do Huck. Depois de selecionado seu aluno, os responsáveis da instituição devem inscrevê-lo no quadro até o dia 27 de agosto de 2011. A inscrição só será reconhecida se todos os dados e requisitos forem preenchidos.

Segunda eliminatória

Após as escolas escolherem e inscreverem seus candidatos, uma nova eliminação acontecerá. É a fase regional do Soletrando. Assim, os participantes serão divididos por regiões, e competirão entre si. Os vencedores da etapa regional vão para a grande final do Soletrando.

Para a segunda eliminatória, os estados foram divididos em três grupos. O primeiro é constituído pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. O segundo, pelo Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Já no terceiro ficaram os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Quem for o vencedor de cada grupo vai à final, no Rio de Janeiro. O prêmio só será pago 30 dias depois da exibição do último capítulo do quadro. Para obter mais informações acesse o site do Caldeirão do Huck.

 

Soletrando 2011

Soletrando 2011

Sobre o Soletrando 2011

O quadro ‘Soletrando‘ faz parte das atrações do Caldeirão do Huck, da Rede Globo, que é exibido nas tardes de sábado. O programa, apresentado por Luciano Huck, é veiculado na emissora há mais de 11 anos, já o Campeonato Nacional de Soletração teve seu inicio em 2007.

O vencedor da última edição, que se encerrou em abril de 2011, foi o piauiense Izael Francisco Araújo, de 14 anos de idade. Além do troféu Maria Clara Machado, o estudante ganhou como prêmio uma poupança de 100 mil reais para investir em sua formação educacional. Izael está no 9º ano da Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, na cidade de Cocal dos Alves (PI). A palavra soletrada corretamente que deu o título ao adolescente foi “abaçaí”, um gênio da mitologia tupi.

Critérios de Inscrição

Podem participar do campeonato alunos que estejam cursando entre o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental em qualquer instituição da Rede Pública de Ensino de todo o Brasil. As inscrições são feitas pela internet.

As eliminatórias são municipais e estaduais, sendo que na edição de 2011, mais de 500 mil estudantes se inscreveram. Depois de selecionados, somente um estudante de cada estado ( mais o Distrito Federal) consegue fazer parte dos competidores que vão ao “Caldeirão do Huck”.

Objetivo

A intenção do campeonato de soletração é ajudar as crianças e adolescentes que conheçam bastante a Língua Portuguesa, pois sabendo a correta ortografia das palavras os estudantes são capazes de soletra-las ao vivo durante o programa. Além disso, o “Soletrando” acaba estimulando muitos estudantes a ler e escrever mais e aprofundar seus conhecimentos na língua.

Integrantes do Programa

Além dos alunos e do apresentador Luciano Huck, alguns jurados compõem quadro. O primeiro deles é um professor de Língua Portuguesa e, normalmente, o segundo é uma celebridade que tenha experiência no campo das letras.

Durante os cinco anos de campeonato, o professor convidado foi Sérgio Nogueira, que ganhou carisma com público. Entre os famosos, já estiveram no palco do “Caldeirão” Tony Bellotto, Gabriel o Pensador, Sandy e Thalita Rebouças.

Bellotto, que é músico e escritor, esteve presente na primeira exibição de “Soletrando” em 2007, o rapper e também escritor Gabriel, o Pensador, fez parte da segunda edição em 2008. A cantora Sandy deu o ar da graça em 2009 e a escritora e jornalista Thalita fez a dobradinha 2010/2011.

Pesquisar