Sinusite – tratamento e sintomas da Sinusite

Sinusite – tratamento e sintomas da Sinusite

links patrocinados

Sinusite - tratamento e sintomas da Sinusite

Sinusite

Sobre a Sinusite

A sinusite é uma doença infecciosa e/ou inflamatória que atinge os seios paranasais e dificulta a comunicação deles com as fossas nasais. Entre as principais causas estão a gripe, as más condições do clima, o desvio do septo e uma alergia. Existem quatro tipos de sinusite: traumática, infecciosa, crônica e alérgica.

Sintomas da Sinusite

A sinusite possui diversos sintomas, como corrimento e obstrução nasal, dor de cabeça, febre, cansaço e dor na parte frontal do rosto. A melhor maneira de evitar esta patologia é garantindo uma boa função nasal, através da drenagem correta das cavidades.

Tratamento da Sinusite

Após diagnosticada a sinusite, o tratamento consiste em tentar desobstruir e liberar as secreções que estão retidas. Isso pode ser feito através de antialérgicos, inalações, lavagens nasais e cirurgias. O paciente não deve consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Pessoas que vivem em regiões frias ou com grandes variações no clima estão mais propensas a desenvolver a sinusite. Como medidas preventivas é possível corrigir, através de cirurgia, o desvio do septo, cuidar para evitar infecções no local e tratar as alergias.

Diferenças entre a Sinusite e a Renite

As duas ites, sinusite e renite, sempre andaram juntas na cabeça dos pacientes, como se fossem uma espécie de apenas um problema, ao invés de dois. Já que existem muitas dúvidas a respeito das diferenças, dos sintomas e das causas de cada uma, as pessoas optam por declarar que sofrem de ambas as doenças, evitando assim rastros de dúvidas. Mas, é importante saber que apesar de serem muitas vezes confundidas, cada uma dessas doenças precisa de cuidados específicos. Por isso, conheça aqui a diferença entre os sintomas da sinusite e da renite.

Rinite X Sinusite – O que é cada uma

Diferenças entre a Sinusite e a Renite Confira as Diferenças entre a Sinusite e a Renite

Rinite nada mais é do que uma inflamação da mucosa do nosso nariz e são várias as causas que ela pode ter. Por exemplo, um resfriado não deixa de ser uma rinite, mas do tipo infecciosa. Mas, em geral, quando as pessoas falam de rinite, elas estão na verdade se referindo a sintomas mais duradores, como a rinite alérgica. Pode-se dizer que os sintomas dessa doença são os espirros, a coriza, o nariz entupido e a coceira no nariz. Muitas vezes, uma rinite pode acabar desencadeando uma sinusite, tornando então a associação entre ambas em realidade.

Conheça as Diferenças entre a Sinusite e a Renite

Confira mais

A sinusite por sua vez, é uma inflamação da mucosa das cavidades paranasais, também chamadas de seios da face, uma espécie de câmara de ar que fica ao redor do nariz. O muco produzido por ela, drena por pequenos orifícios para dentro do nariz. A sinusite acontece quando esses orifícios ficam obstruídos e fazem com que a mucosa fique inflamada e doente, facilitando a proliferação de bactérias.

Saiba as Diferenças entre a Sinusite e a Renite

Tipos de sinusite

Pode-se dizer que a sinusite é dividida em dois tipos: crônica e aguda. A sinusite crônica é aquela quando os sintomas mais discretos, mas são mais frequentes. Ela se manifesta em forma de secreção que drena do nariz para a garganta ou ainda na forma de uma tosse persistente. Mas, vale ressaltar que o principal sintoma da sinusite crônica é a dor de cabeça, aquela que acontece principalmente entre os olhos. Já a sinusite aguda é aquela que se manifesta em forma de crises, como tosse, forte dor facial, febre e secreção purulenta no nariz. Já quando existe uma dor de cabeça na testa, nem sempre é sinal de sinusite. Observe se esta dor vem acompanhada de mais sintomas no nariz. Caso não, estes sintomas não são de sinusite. Para tirar a dúvida, o ideal é procurar um médico para fazer uma tomografia das cavidades paranasais.

Diferenças entre a Sinusite e a Renite - saiba mais

Semelhanças entre a rinite e a sinusite

Apesar da sinusite e a rinite causarem secreções nasais e obstrução na área respiratória, elas são doenças diferentes, além de exigirem cuidados específicos diferentes. É preciso deixar claro também que na maioria das vezes, rinite não tem cura, podendo apenas ser controlada. Já a sinusite, apresenta cura na maioria dos casos, mesmo a sinusite crônica. Portanto, se você apresenta alguns dos sintomas citados acima, procure o seu médico otorrinolaringologista e tire a dúvida.

Pesquisar
Artigos Relacionados